Janeiro Branco e a saúde mental dos colaboradores

Por que as empresas tem que se atentar a saúde mental dos colaboradores? Como entender o que as pessoas colaboradoras necessitam e ajudá-las? Confira as dicas!

Entender a relação entre o bem estar e a saúde mental dos colaboradores, pensando no engajamento e no employee experience da sua equipe de colaboração é fundamental para o desenvolvimento da performance do seu negócio. 

Isso porque, quando as pessoas colaboradoras se sentem acolhidas e felizes no seu ambiente de trabalho, a tendência de empenho é muito maior. É aí que entram as ações do Janeiro Branco que permite valorizar a saúde mental das pessoas por meio do recomeço. Vamos entender como isso funciona? Veja só!

O que é o Janeiro Branco?

O Janeiro Branco é um movimento que acontece para conscientizar a valorização da saúde mental e os reparos de danos emocionais.

Escolhida para ser realizada no mês de Janeiro, tem por objetivo estar próxima do recomeço, de uma nova trajetória que se inicia. Dar ênfase a essa campanha quebra o tabu de que cuidar da mente é sinônimo de fraqueza.

Muito pelo contrário, o Janeiro Branco vem para desmistificar isso e mostrar que todas as pessoas merecem cuidar da saúde mental. Por isso, as empresas como entidades que possuem grandes públicos da sociedade, deve agir como pioneira em auxílio na questão da saúde mental.

Por que a cultura do Janeiro Branco é importante para sua empresa?

O Janeiro Branco nas empresas é fundamental para os cuidados com a saúde mental dos colaboradores, como também para o tópico de diversidade e inclusão.

Incluir e acolher as pessoas que sofrem de transtornos e danos emocionais é importante para criar um elo de confiança entre as pessoas colaboradoras e a empresa.

A saúde mental dos colaboradores da sua empresa deve ser a prioridade para que seu negócio tenha uma performance elevada e promova boas experiências para sua equipe de colaboração.

Por isso, é importante implementar essa cultura do Janeiro Branco para que as pessoas entendam que é primordial cuidar da saúde mental e reparar os danos emocionais.

O que pode causar estresse e danos emocionais aos seus colaboradores?

Um estudo apresentado pela previdência social brasileira aponta que, em 2017, os casos de afastamento do trabalho foram ocasionados pela depressão, e isso gerou 43 mil auxílios-doença. A ANAMT (Agência Nacional de Medicina do Trabalho) diz:

O aumento de jornadas exaustivas, imposição de metas abusivas, falta de reconhecimento e autonomia no ambiente de trabalho são algumas das possíveis causas de tantos afastamentos ligados à saúde mental. (REVISTA PROTEÇÃO: 2019)

Como podemos ver, as jornadas exaustivas são uma das causas que afetam as pessoas colaboradoras. Por isso, é importante que haja recursos para auxiliar e engajar essas pessoas na hora de fazer seu trabalho. Os recursos são:

“O reconhecimento dos profissionais, bem como campanhas motivacionais são excelentes exemplos. Qualquer empresa tem que cuidar da saúde mental de seus funcionários, proporcionando informações, cultura, lazer, dentre outros”, opina o psicólogo.(PEREIRA, Uelinton. In: Revista Proteção)

Outra forma de auxiliar na saúde mental dos colaboradores é automatizando os processos que são analógicos. O WallJobs desde 2015 vem revolucionando e solucionando problemas na integração dos estagiários por meio de uma solução totalmente digital.

Entendemos que não é uma tarefa fácil. O relacionamento com as universidades, contratos específicos de cada uma delas e, sobretudo, a lei do estágio que deve ser seguida à risca. Isso cansa e deixa os profissionais de RH sobrecarregados. 

Promova já ações para melhorar a experiência da sua equipe de colaboração. Fizemos um material exclusivo com diversas dicas a respeito de ações para o Janeiro Branco na sua empresa. Você também pode marcar uma demonstração com a gente e conhecer melhor sobre nossa solução! Agende já uma demonstração.

Janeiro Branco e a saúde mental dos colaboradores