Mês da Consciência Negra nas empresas

Dia da Consciência Negra nas empresas: Como abordar? O que falar em primeiro lugar? Onde surgiu? Vamos falar um pouco mais aqui, confira!

Antes de mais nada, vamos falar sobre lutas e visibilidade preta no mês de novembro? O Dia da Consciência Negra nas empresas deve ser abordado durante todo o ano, a fim de acolher, visibilizar e promover a diversidade e inclusão desses profissionais! Você sabe o que é consciência negra? Vamos conversar a respeito desse tema muito importante.

Dia da Consciência Negra: Como surgiu?

Segundo a Agência Senado, o Dia da Consciência Negra ganhou visibilidade na noite de 20 de novembro de 1971, durante um ato evocativo realizado por um grupo pioneiro a respeito da resistência negra, no clube Marcílio Dias, em Porto Alegre. Tal evento valorizava “o herói Zumbi dos Palmares”.

O protagonismo desse movimento se deu por meio do crescimento do movimento negro contra a discriminação racial e, também, o declínio da Ditadura Militar no Brasil. 

Essa data é muito significativa e tem o objetivo de promover reflexões a respeito da cultura africana no Brasil e, sobretudo, no impacto que os pretos tiveram na estruturação do Brasil, como também no desenvolvimento cultural do Brasil.

Conquista no decorrer da história:

Com a queda da Ditadura Militar e a redemocratização do País em 1988, o movimento preto conquistou espaço nas discussões de políticas públicas. Logo após, em 1989, obteve a conquista da Lei de Preconceito de Raça ou Cor – nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989 – que estabeleceu atos discriminatórios como crime.

Outro marco importante é a criação do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra por meio da Lei nº 12.519, em 2011. Cabe ressaltar que, essa data não foi instituída como feriado nacional, dando autonomia a cada estado, decretar ou não, o feriado. Apenas cinco aderiram ao feriado, sendo eles: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro.

Dia da Consciência Negra nas empresas: como abordar?

Atualmente, abordar o tema da Consciência Negra nas empresas tem se tornado necessário, justamente para fortalecer o movimento e abraçar a causa da diversidade e inclusão. Por isso, ações devem ser pensadas para estruturar e dar visibilidade a esses profissionais que são minorizados pelo racismo enraizado desde o período colonial.

Vamos pensar em algumas formas de implementar a cultura da Consciência Negra nas empresas? Veja algumas dicas!

1 – Permanência por meio das políticas de inclusão:

Você já pensou como pode incentivar a Consciência Negra nas empresas? Pois bem, para começar a responder essa pergunta, temos alguns pontos a serem atendidos:

  • Oportunidades de liderança: Com isso, as pessoas pretas terão visibilidade, e consequentemente, suas pessoas lideradas terão que mostrar respeito e aprender que as pessoas podem estar onde querem, como também, dá oportunidade para o público alvo construir uma base de carreira sólida e próspera;
  • Comportamentos igualitários: Busque sempre colocar todas as pessoas colaboradoras em um eixo horizontal, sendo valores, direitos, dignidade e respeito ao mesmo alcance. Isso é muito importante para a cultura organizacional da empresa.
2- Valorização e visibilidade da cultura preta para consciência negra nas empresas:

Para criar uma cultura de conhecimento, é importante apresentar a cultura afro brasileira e as áreas relevantes em destaque que a população preta fez e faz história:

  • Ciência – Valerie Thomas;
  • Literatura – Machado de Assis;
  • História propriamente dita – Zumbi dos Palmares;
  • Políticas públicas – Martin Luther King;
  • Música – Iza, Djavan, Milton Nascimento;

A consciência negra nas empresas deve começar apresentando o fortalecimento dessas pessoas ao longo das épocas. São esses movimentos que transformam e trazem visibilidade.

3- Palestras e Webinars:

Para criar a Consciência Negra nas empresas, é importante trazer esses temas por meio de palestras e webinars. Vamos deixar listados alguns temas:

  • Teoria e prática para crescer a defesa de igualdade racial;
  • Consciência negra não se comemora, se pratica;
  • Mulheres negras: luta e resistência;
  • Racismo institucional e o empoderamento da mulher;
  • Vidas pretas importam!
4- Experiências de vida:

Apresentar experiências inspiradoras favorece a Consciência Negra nas empresas. Convidar pessoas pretas para contar relatos de vida é uma possibilidade de despertar a empatia e desencadeia ótimas reflexões a respeito da pauta de consciência negra nas empresas. Por isso, comece as políticas já!

Mês da Consciência Negra nas empresas