Setembro Amarelo nas empresas: como abordar

O tema “Setembro Amarelo nas empresas” é muito importante de ser abordado. Confira já como aplicar essa cultura junto aos seus colaboradores!
O que é setembro amarelo?

Antes de abordar o assunto de Setembro Amarelo nas empresas, é importante saber o que essa expressão significa.

Em setembro de 1994, um jovem de 17 anos chamado Mike Emme cometeu suicídio nos Estados Unidos. 

O jovem garoto tinha um Mustang 68 amarelo, e durante o dia de seu velório, seus pais e amigos distribuíram cartões amarrados em laços de fita amarela como forma de apoio para pessoas que pudessem estar passando por eventuais problemas emocionais.

A partir disso, um movimento de prevenção ao suicídio se iniciou tendo, até os dias atuais, o símbolo da campanha como uma fita amarela. Com base nesse caso, o Brasil adotou o “Setembro Amarelo” em 2015, por meio do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)

Setembro Amarelo nas empresas:

De acordo com os dados do DataSUS, plataforma do governo federal que faz os compilados de informações da saúde brasileira, os casos de suicídio entre 2011 e 2020 aumentaram 35%. 

Os dados mais recente foram em 2020, tendo registrado quase 13 mil casos de suicídio. Diante desses dados, é necessário discutir a pauta do Setembro Amarelo nas empresas e em todos os outros pontos da sociedade.

Embora esses números sejam altos, o Setembro Amarelo nas empresas ainda não é posto em prática. Por isso é necessário exercer políticas de bem estar mental e não só isso, mas diversas outras formas de prevenção.

As empresas devem enxergar o Setembro Amarelo com grande relevância, visto que ele é um problema tão presente em nosso dia a dia. O time de pessoas deve sempre estar atento aos sinais desde o começo dentro das empresas.

Como identificar sinais de suicídio?

É importante promover o diálogo entre os colaboradores e o setor de Recursos Humanos. O primeiro passo para promover o Setembro Amarelo nas empresas é a identificação dos fatores de risco.

Ou seja, quais são os problemas que essas pessoas enfrentam no dia a dia, perdas dolorosas recentes, entre tantas outras coisas. Promover ações para a saúde mental das pessoas da empresa é importante para a prevenção do suicídio.

Ao perceber algum problema, o setor de pessoas deve imediatamente orientar essas pessoas da melhor maneira possível, pensando, principalmente, na inclusão e na empatia.

Ações a serem desenvolvidas no Setembro Amarelo nas empresas:
  • Bom relacionamento – Promova o bom relacionamento com os seus colaboradores, não deixe que o serviço seja mais um peso em suas vidas. É importante que todas as pessoas tenham boas condições de trabalho;
  • Cultura organizacional humanizada – Um ambiente empático e acolhedor é essencial para ajudar no equilíbrio das adversidades do dia a dia. A cultura organizacional é muito importante nesse aspecto!
  • Espalhe o Setembro Amarelo nas empresas – Isso é fundamental para dar visibilidade ao movimento. Promova discussões com seus colaboradores a respeito do assunto, a fim de criar uma rede apoio aos que necessitam de auxílio;

O processo de implementação do movimento de Setembro Amarelo nas empresas deve começar agora e permanecer sempre. Todas as pessoas, sem exceção, devem ser a favor da vida e compreender a dor do próximo para ajudar da melhor forma possível. 

Não desista. Geralmente é a última chave no chaveiro que abre a porta.

Por Paulo Coelho – In: Belas Frases

Disque 188 para apoio emocional e prevenção ao suicídio!

Setembro Amarelo nas empresas: como abordar