Atualmente, um dos maiores desafios de uma empresa é atrair e reter talentos, e conseguir alcançar esse objetivo pode ser fundamental para o sucesso de uma organização.

Há uma necessidade do gestor de RH implementar um novo modelo de gestão, com benefícios atraentes para os novos talentos que estão se formando no mercado. Reformulando o pensamento da organização, deixando de tentar contratar e reter profissionais que não têm um fit cultural com a empresa, os benefícios serão evidentes em um curto espaço de tempo.

Confira algumas dicas que irão ajudar a entender como é possível reter novos talentos. Destaque-se entre o seus concorrentes!

Valorize seus funcionários

O modelo de gestão pensado nas necessidades e objetivos dos funcionários e organização. Isso porque, de nada adianta oferecer apenas bons salários se a empresa não possui um plano de carreira ou benefícios atraentes.

Muitos colaboradores não deixam a empresa apenas por salários melhores. Muitos buscam uma empresa com uma visão próspera e mais humana, para que se sintam mais valorizados, com uma melhor qualidade de vida.

Muitos colaboradores não deixam a empresa apenas por salários melhores. Muitos buscam uma empresa com uma visão próspera e mais humana, para que se sintam mais valorizados, com uma melhor qualidade de vida.

Modifique os propósitos da empresa

Como já citamos anteriormente, o plano de carreira é fundamental para reter um talento. Isso porque mostra ao funcionário a possibilidade de crescimento profissional e consequentemente melhores ganhos ao longo da carreira.

A maioria das multinacionais e empresas de grande porte já mostram o plano de carreira logo na entrevista de emprego, e faz com que o candidato entenda que, iniciando uma atividade naquela empresa, ele poderá crescer. 

Melhore o ambiente profissional

Além de uma remuneração justa, um plano de carreira e bons benefícios, os talentos de hoje em dia buscam mais qualidade de vida, portanto um ambiente de trabalho menos estressante e consequentemente mais produtivo.

Os gestores podem criar um ambiente mais saudável e estimulante para a equipe com atividades interativas, workshops, integrações, entre outras ideias que irão mostrar o diferencial da empresa.

É possível também proporcionar uma troca de experiências entre colaboradores. Assim, além de deixar um ambiente mais agradável, novos projetos podem surgir neste momento.

Aposte no potencial do seu colaborador

Firme parcerias com instituições de ensino para especialização, capacitação, escolas de línguas e até mesmo academias para atividades físicas.

Com esse tipo de parceria o colaborador pode usufruir de cursos e trazer novas ideias. Além disso, com outras atividades, como oferecer planos em academias por exemplo, o funcionário irá melhorar sua autoestima e condicionamento físico, e com isso se tornará mais produtivo no ambiente de trabalho.

Descubra o potencial de cada colaborador

O gestor deve ficar atento e sempre avaliar os colaboradores, assim novos talentos para outras áreas podem surgir internamente. Com o surgimento de novas vagas, não esqueça dos colaboradores que já atuam na empresa, analise e identifique possíveis talentos para outras funções. Essa mudança pode ser benéfica tanto para o crescimento profissional do funcionário quanto para o funcionamento da empresa.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here