Outubro Rosa nas empresas

Outubro Rosa nas empresas. Como se posicionar? Como conseguir implementar a ação em sua empresa? Veja algumas dicas para criar uma ação de sucesso!

Este conteúdo explicativo é dedicado ao Outubro Rosa nas empresas. Vamos apresentar para você algumas ações internas a serem feitas em seu negócio, mas antes disso, precisamos contextualizar o assunto. Veja abaixo:

Como surgiu o Outubro Rosa

O movimento Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama, chamando-se então de Outubro Rosa.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP, no dia 02 de outubro de 2002, quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução.

O câncer de mama

O câncer de mama é uma doença em que a multiplicação desordenada de células da mama gera células anormais, formando um tumor.  É o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil e pode atingir também os homens. As taxas são mais elevadas nas regiões mais desenvolvidas (Sul e Sudeste) e a menor é observada na região Norte. Em 2022, estima-se que ocorrerão 66.280 casos novos da doença (INCA, 2020).

Outubro Rosa nas empresas

Promover a conscientização do Outubro Rosa nas empresas aos seus colaboradores com os cuidados à saúde é muito importante. Começar com pequenas ações já faz uma grande diferença  para a alta performance da sua empresa. Para isso, separamos algumas ações de endomarketing que você pode implementar:

  • Conscientização: Conscientizar as pessoas colaboradoras sobre a importância do Outubro Rosa nas empresas é fundamental. Dessa maneira, você estará ajudando alguém que ainda não descobriu e tem algum sintoma, ou até mesmo, auxiliar a equipe de pessoas a alertar familiares e amigos;
  • Tematização da empresa: Uma forma de mostrar a força do Outubro Rosa nas empresas seria por meio da tematização. Panfletos, imagens, roupas, palestras e performances são essenciais para que as pessoas colaboradoras incentivem e participem dessa causa tão importante para a sociedade, sobretudo, para as mulheres;
  • Clube de benefícios: Busque parcerias com laboratórios que promovem exames e tratamentos para o câncer de mama. Com isso, você abrirá oportunidades para que as pessoas funcionárias da empresa tenham um bom desconto na hora de fazer um exame de necessidade!
Bônus – Como conscientizar a respeito das ações do Outubro Rosa nas empresas:

Para conscientizar suas equipes, é importante que você use estratégias assertivas, como por exemplo, a promoção de eventos a respeito do Outubro Rosa nas empresas. Trazer pessoas especializadas no assunto que possam conscientizar as pessoas colaboradoras é fundamental para um projeto claro e objetivo. Dessa forma, você conseguirá abordar o tema  de forma  descontraída para toda equipe da sua empresa se engajar com a causa. Comece já!

O WallJobs se mobiliza a favor da vida e a favor das pessoas, baseando-se nos direitos humanos! Conte com a gente!

Outubro Rosa nas empresas