logo walljobs red

Como estruturar uma entrevista em 4 passos:

Dicas relevantes de como estruturar uma entrevista de emprego. Fique por dentro de todos os assuntos e tenha uma integração consistente.
Como estruturar uma entrevista:

Saber como estruturar uma entrevista é fundamental para os seus processos de recrutamento e seleção. A entrevista é o lugar onde você descobre talentos que vão agregar à sua equipe de colaboradores. Por isso, separamos alguns passos para que seu processo de recrutamento e seleção seja um sucesso!

Passo 1: Preparação Adequada

Neste estágio, a preparação de como estruturar uma entrevista é fundamental para garantir que você conduza uma entrevista eficaz:

  1. Antes da entrevista, revise a descrição do cargo para entender quais habilidades, experiências e qualidades são essenciais para o papel. Isso ajudará você a formular perguntas relevantes. Essa parte é fundamental para como estruturar uma entrevista na hora de fazer perguntas, testes e cases para as pessoas candidatas;
  2. Atente-se às informações fornecidas pela pessoa candidata para ter uma ideia clara de suas experiências anteriores, educação, habilidades e realizações. Isso permitirá que você formule perguntas específicas sobre suas qualificações;
  3. Crie um conjunto de perguntas que abordem tanto as habilidades técnicas quanto as competências comportamentais necessárias para o cargo. Perguntas comportamentais podem incluir coisas como “Descreva uma situação em que você teve que resolver um conflito em equipe” ou “Fale sobre um momento em que você enfrentou um desafio profissional e como o superou”.
Passo 2: Abertura e Introdução

A primeira impressão é crucial para definir o tom da entrevista. Busque um clima agradável e acolhedor:

  1. Cumprimento Amigável: Inicie a entrevista com um cumprimento amigável e um sorriso. Isso ajuda a criar um ambiente confortável e a reduzir o nervosismo do candidato;
  2. Apresentação da Empresa: Dê uma breve introdução sobre a empresa, sua missão, valores e cultura. Isso não apenas informa a pessoa candidata, mas também ajuda a verificar se ele se alinha aos valores da empresa.
Passo 3: Avaliação de Habilidades e Competências

Esta é a parte central da entrevista, onde você avaliará as capacidades da pessoa candidata:

  1. Perguntas Comportamentais: Use perguntas comportamentais para entender como a pessoa candidata se comporta em diferentes situações. As respostas revelam características como resolução de problemas, trabalho em equipe e ética profissional. Busque sempre fazer perguntas no sentido amplo e específico, desde a equipe de colaboração até todo o corpo da empresa;
  2. Experiência Anterior: Peça exemplos específicos de realizações passadas relacionadas ao trabalho. Isso permite avaliar as competências e conquistas da pessoa candidata.
Passo 4: Encerramento e Informações Finais

Encerre a entrevista de maneira profissional:

  1. Dê à pessoa candidata a oportunidade de fazer perguntas sobre a empresa, o cargo e a cultura da equipe. Isso demonstra seu interesse e envolvimento;
  2. Explique o que acontecerá após a entrevista, como o cronograma de feedback ou a próxima fase do processo de seleção. Isso mantém o candidato informado sobre o que esperar.
Encontrando o Talento Ideal para Sua Equipe: 

O WallJobs conhece todo o processo de atração e seleção de pessoas candidatas, sabemos o quanto é pesado gerenciar todos esses processos de integração de pessoas à equipe de gestão e ainda continuar tomando conta de todas as outras pessoas da empresa.

Por isso, o WallJobs criou uma solução que gerencia seus contratos de pessoas estagiárias e/ou trainees, desde a atração de pessoas candidatas até a seleção e o gerenciamento do contrato de estágio. Isso economiza tempo e recursos, garantindo que você encontre os candidatos certos de maneira eficiente.

Para saber mais sobre nossos serviços, agende uma demonstração conosco e vamos te mostrar como podemos impulsionar e reduzir o seu tempo de esforço. Venha revolucionar seus processos de integração conosco!

Como estruturar uma entrevista em 4 passos: