Processo de assinatura do contrato de estágio

A assinatura do contrato de estágio na sua empresa pode ser simplificada e sem demora. Você conhece as assinaturas digitais? Conheça mais aqui, confira!

A assinatura do contrato de estágio é um processo importante que define as responsabilidades e direitos das partes envolvidas, incluindo a universidade, a pessoa que vai estagiar e a empresa. 

Existem dois tipos de contratos: o contrato analógico e o contrato digital, cada um com suas vantagens e desvantagens.

Contrato Analógico:

O contrato analógico é o formato convencional de contrato, em que as partes assinam um documento impresso. Este tipo de contrato garante uma assinatura física, que pode ser exibida como prova de acordo em caso de disputa. 

Mas, por ser analógico, o processo de assinatura do contrato de estágio pode ser demorado e trabalhoso, especialmente se as partes estiverem em locais diferentes. Isso atrapalha diretamente os prazos de entrega das assinaturas, o que causa atrasos e diversos inconvenientes.

Contrato digital:

O contrato digital permite que as partes assinem eletronicamente, utilizando assinaturas online. Este tipo de contrato é mais rápido e prático, especialmente se a pessoa estagiária, a empresa e a universidade estiverem em locais diferentes. 

No entanto, nem todas as pessoas estão familiarizadas com o processo de assinatura digital, o que pode ser um obstáculo para algumas pessoas.

Para as pessoas que se sentem inseguras, as assinaturas digitais no Brasil foram regulamentadas sob a Lei nº 14.603 de 2020, também conhecida como Lei das Assinaturas Digitais. Essa Lei garante a validade jurídica das assinaturas digitais e estabelece as regras para sua utilização no país.

Ainda pensando na Lei, as assinaturas digitais têm o mesmo valor jurídico que as assinaturas manuais e podem ser usadas para comprovar a autenticidade e integridade de documentos eletrônicos. 

Além disso, a lei também regulamenta a emissão, armazenamento e verificação de assinaturas digitais, garantindo a segurança e confiabilidade do processo de assinatura do contrato de estágio ou de qualquer outro termo em questão.

Assinatura do contrato de estágio por parte da universidade:

Na universidade, o processo de assinatura do contrato de estágio pode ser facilitado utilizando contratos digitais com recolhimento de assinaturas online. Isso permite que o processo seja mais rápido, eficiente e seguro, garantindo a integridade e autenticidade do acordo. 

Além disso, as assinaturas digitais também permitem que as partes acessem o contrato a qualquer momento, o que é útil para referências futuras.

A universidade tem um papel fundamental na assinatura do contrato de estágio. E mais, sem o conhecimento adquirido na universidade, a pessoa estagiária não tem o conhecimento para desenvolver suas habilidades.

Por isso é importante que haja um convênio entre as empresas e as instituições de ensino. Além de ter a assinatura do contrato de estágio facilitada, o vínculo pode trazer benefícios em questões de pesquisa e inovação.

Como facilitar a assinatura do contrato de estágio?

Reduzir os processos burocráticos é a melhor forma de evitar transtornos, principalmente com a assinatura do contrato de estágio. Quando acontece de forma analógica, o tempo de espera e as chances de erros são enormes.

Pensando em melhorar os processos de integração de pessoas estagiárias, o WallJobs desenvolveu uma solução 100% digital que recolhe a assinatura do contrato de estágio de forma online, prática e segura.

Para conhecer mais sobre nossa solução, agende já uma demonstração para que possamos te apresentar na prática como melhorar seu processo de assinatura do contrato de estágio!

Processo de assinatura do contrato de estágio