Linguagem inclusiva nas empresas: como abordar

Vamos pensar em diversidade e inclusão dentro de todos os aspectos, inclusive o da linguagem? Confira o material sobre linguagem inclusiva nas empresas!

A linguagem inclusiva nas empresas é um debate atual. Antes de mais nada, vamos entender um pouco o que se diz a respeito?

O que é linguagem inclusiva?

A linguagem inclusiva é um conjunto de práticas e normas que buscam evitar a exclusão ou a marginalização de determinados grupos de pessoas em uma comunicação escrita ou oral. Isso pode incluir mudanças na gramática e na escolha de palavras para evitar gênero binário, ou a inclusão de pessoas com deficiência em imagens e ilustrações.

É importante ressaltar que a linguagem inclusiva engloba o braile e Libras. Por isso é sempre bom lembrar que há diferentes definições para linguagem neutra, inclusiva e não binário.

Qual a importância da linguagem inclusiva nas empresas?

A importância da linguagem inclusiva nas empresas é fundamental para garantir que as empresas criem um ambiente de trabalho inclusivo, independentemente das características pessoais de cada pessoa colaboradora.

A adoção de uma linguagem inclusiva nas empresas em todos os processos e atividades, incluindo recrutamento, seleção, treinamento e comunicação interna é imprescindível para alcançar esses objetivos de políticas de inclusão.

Como  a linguagem inclusiva deve ser usada nas empresas?

A linguagem inclusiva nas empresas pode ser utilizada em diversos contextos, como: comunicação interna, documentos, sites, e-mails, e até mesmo em campanhas publicitárias. O objetivo é garantir que todos os funcionários e clientes se sintam valorizados e incluídos.

Algumas práticas de linguagem inclusiva incluem:

  • Evitar o uso de gênero binário, como “todos os homens e mulheres” em vez de “todas as pessoas”;
  • Evitar o uso de expressões pejorativas ou estereotipadas;
  • Utilizar pronomes neutros para se referir a pessoas cuja identidade de gênero é desconhecida ou não binárie;
  • Utilizar termos e expressões inclusivos para se referir a pessoas com deficiência ou condições de saúde;

Enfim, a linguagem inclusiva é uma forma de garantir que a comunicação seja acessível e respeitosa para todas as pessoas e criar um ambiente de trabalho mais equitativo e inclusivo.

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 Linguagem inclusiva nas empresas: como abordar