Novembro Azul nas empresas

Como abordar o tema Novembro Azul nas empresas? Como conscientizar os funcionários? O WallJobs traz algumas dicas para você, confira!

Antes de começar a falar da abordagem sobre a campanha do Novembro Azul nas empresas, vamos aprender um pouco mais sobre o contexto e como surgiu essa pauta tão importante nos dias de hoje.

Como surgiu o Novembro Azul?

No ano de 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida deu início a campanha Novembro Azul com o intuito de apresentar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o que pode ocorrer com mais frequência entre homens brasileiros.

Com essa movimentação, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) e o Ministério da Saúde começaram mobilizações para conscientização do público e um dos maiores movimentos em prol da saúde masculina.

O movimento tem a finalidade de conscientizar a população masculina a cuidar da saúde física e também da mente. Essa campanha busca sempre aconselhar a prática de exercícios, ter uma boa alimentação e fazer exame de próstata regularmente.

Como abordar o Novembro Azul nas empresas: 

Abordar o Novembro Azul nas empresas pode ser um pouco desafiador, porque quando falamos de saúde masculina, muitos homens sentem-se acanhados e retraídos para contar às pessoas o que sentem ou vivem em seu cotidiano.

Pensando na empresa que é composta por uma grande quantidade de pessoas do sexo masculino, faz-se necessário criar essa responsabilidade de conscientização para que haja uma organização que visa a inclusão, as pessoas e a cultura dentro do negócio.

Algumas ações que podem ser feitas para a inclusão do Novembro Azul nas empresas:
1- O dia do Veste Azul

Para começar a conscientização sobre o Novembro Azul nas empresas, é importante que tenha o dia “Veste Azul”. Dessa forma, as pessoas colaboradoras se sentirão acolhidas e também no direito de acolher os colegas de trabalho.

No WallJobs, usamos templates e cores de acordo com a campanha, buscando sempre aproximar nossas pessoas colaboradoras para um acolhimento efetivo e inclusivo. Por isso, é importante demarcar um dia para o “Veste Azul”.

2- Palestras com especialistas no assunto:

O WallJobs iniciou o mês de novembro convidando toda a equipe colaboradora para assistir a uma palestra do Grupo Sami, especialistas em planos de saúde, com o intuito de fazer a imersão da equipe nas políticas de inclusão do Novembro Azul nas empresas.

Palestras com profissionais da saúde é uma estratégia de levar o público alvo a frequentar consultas médicas regularmente, como também, fazer os exames necessários para o tratamento precoce, caso haja resultados positivos.

3- Faça desafios com a equipe: 

Para os que trabalham presencialmente, abordar o Novembro Azul nas empresas, é mais fácil definir o desafio de ir para a empresa com trajes azuis, mas e para o home office?

A ideia do desafio é colocar algumas pautas a serem cumpridas:

  • Tirar uma foto usando roupa azul;
  • Tirar uma foto usando acessórios azuis;
  • Postar assuntos sobre o Novembro Azul;
  • Folga para quem agendar exames!

Cuidar da saúde das pessoas colaboradoras é muito importante, por isso, busque sempre implementar políticas de inclusão dentro de sua empresa!

Novembro Azul nas empresas