Diferenças entre ats e job boards

Está cada vez mais comum ouvimos falar de termos e ferramentas no mercado de Recursos Humanos, por isso, fizemos um resumo de quais são elas, para que servem e por quais empresas são utilizadas.

Job boards: São murais online, que em geral tem um grande acesso de candidatos procurando por vagas, onde os mesmos são redirecionados para um link ou email do gestor da vaga, pois em geral não gerenciam processos seletivos.

São exemplos de job board:

Para vagas em geral: Indeed, Jooble, Google for Jobs, Love Mondays

Para vagas de universidades: são os  Painéis de anúncios e vagas, para ter acesso a maiores informações é só entrar em contato com a central de estágio da universidade.

O WallJobs conta com um job board focado para candidatos em início de carreira e consegue repostar em mais de 300 sites.

Banco de candidatos: São ferramentas que a empresa utiliza para procurar candidatos de forma ativa e também para armazenar currículos de candidatos que já tiveram interesse em trabalhar com ela.

São exemplos de banco de candidatos: Infojobs, Curriculum, Catho.

O WallJobs possui a funcionalidade de banco de candidatos e pré seleção veja no link

Ats: ATS (Applicant Tracking Sistem) é um sistema de aplicação Online, onde você consegue gerenciar todos os seus processos seletivos, dividindo os candidatos por etapas, aplicando formulários e testes, utilizando filtros específicos, agendando entrevistas e se comunicando com os candidatos por ele.

São exemplos de ATS:  Vagas.com, Kenoby, 99jobs e WallJobs.

Tendo como diferencial a parte de filtragem com  geolocalização e os filtros específicos para candidatos graduandos e recém formados, a WallJobs pode ser considerada referência nos sistemas de ATS existentes.

Agentes de Integração: São responsáveis na intermediação de contratos entre Instituições de Ensino, Estudantes e Empresas. Fazem desde a criação do contrato, contratação do seguro de vida e gerenciamento de contratos aditivos do estagiário.

São exemplos de agentes de integração CIEE, IEL, NUBE e o WallJobs que tem como o diferencial ser o único e primeiro agente de integração 100% digital do Brasil, além de trazer métricas que ajudam a empresa entender o retorno que os estagiários estão trazendo para as empresa.

Consultorias de R&S:  Existem também as consultorias de Recrutamento e seleção, que além de utilizar essas ferramentas, fazem a parte presencial do recrutamento.

São exemplos de consultorias: Cia de Talentos, Across e VeraLana.

Uma das vantagens de se usar um sistema como o WallJobs, quando se tem a maioria das contratações da sua empresa focada em jovens, é que a empresa consegue juntar diversas ferramentas em uma só otimizando o tempo e recursos dos departamentos, além de conseguir métricas inteligentes para o seus RH. Veja abaixo um exemplo de fluxo de contratação.

Diferenças entre ats e job boards