A burocracia na logística de contratos de estágios

O WallJobs tem como seu core business a administração dos contratos de estágio das empresas e o principal objetivo deste produto é descomplicar no processo de contratação das empresas, sabendo inclusive da burocracia que as organizações enfrentam para a realização dos contratos.

Uma vez que o Convênio de Agente Integrador é firmado entre o WallJobs e a empresa cliente, a plataforma já estará apta para a criação/administração dos contratos de estágio.

De maneira bem simples, a empresa pode gerar um contrato dentro da plataforma em poucos minutos, apenas inserindo as informações do candidato contratado e as condições do estágio (ainda mais rápido se for uma contratação através de nossa plataforma).
As principais condições, são:
– No máximo 6 horas diárias de estágio e 30 horas semanais (já excluindo horário para almoço)
– A empresa deve cadastrar um supervisor para ser o gestor do estagiário durante o período do estágio, que acompanhará suas atividades no dia a dia, assim como fará as avaliações semestrais (oferecidas inclusive na plataforma).
– O estagiário deve, obrigatoriamente, estar matriculado no curso, não existe estágio para pessoa já formada ou com matrícula trancada.

– Deve-se ter uma descrição das atividades de estágio no contrato coerente com as atividades realizadas na empresa.

– Um valor referente ao vale transporte deve ser combinado com o estagiário, em caso de não haver valor específico, deixar nos benefícios que é um “Valor Integral referente aos dias estagiados no mês. Outros benefícios como Vale Refeição não são obrigatórios.

É preferível que os contratos sejam realizados ANTES do início da vigência do estágio, desta maneira, o estagiário só começará o estágio com o contrato assinado, além de, o colaborador referente a área de contratos de estágio poder verificar com a Instituição de Ensino se todos os dados estão condizentes, evitando quaisquer embaraços.

O processo natural da assinatura de um contrato de estágio analógico na plataforma, é que sejam impressas as vias após criar, a empresa assine nos campos referentes a ele (carimbe, se houver), o estagiário assine nos seus campos, e leve na faculdade para a aprovação e assinatura, de preferência, o mais rápido possível, dependendo da IES, a assinatura pode ser instantânea, ou ficar em análise por alguns dias, após a devolução da via assinada, um print digitalizado deve ser enviado para o WallJobs, assim, comprovando a assinatura e validade do mesmo. Para casos de contratos digitais, que algumas IES já utilizam, o processo é o mesmo, porém, não é necessária a impressão, vai automaticamente no e-mail fornecido da empresa, e assim que assinado digitalmente, vai para o estagiário, que após assinar vai para a faculdade ser aprovado.

O WallJobs já possui convênio vigente com centenas de Instituições de ensino, desta maneira, qualquer contrato gerado na plataforma, quando houver convênio entre a IES e o Agente Integrador, será feito automaticamente, ou por um modelo próprio do WallJobs, aprovado pela Instituição, ou por um modelo próprio da Instituição adaptado para a plataforma.

Em caso de alteração em qualquer dado de um contrato de estágio já assinado, deve ser feito um Termo aditivo, alterações como Bolsa Auxílio, prorrogação de vigência de contrato e nome do supervisor, por exemplo, todos aditivos podem ser realizados pela plataforma.

Se por desejo do estagiário, da empresa contratante ou matrícula trancada/ não renovada, ocasionara no rompimento do Termo de compromisso de estágio, logo, para este caso, será necessário a elaboração de um Termo de Rescisão de contrato, que deve ser também levado para a Instituição de ensino. Caso o estagiário saia do estágio, mas não apresente Termo de Rescisão na faculdade, ele ainda constará como estagiário da empresa, o que impossibilitará a IES de aceitar um novo Termo de compromisso de outra empresa.

A conclusão do curso do estagiário, impõe um fim no contrato do estágio, independente da data de vigência final, para este caso não é necessário a Rescisão do contrato.

A burocracia na logística de contratos de estágios