05 dicas para engajar os candidatos nas etapas presenciais dos processos seletivos

Muitos recrutadores encontram dificuldades na hora de ter um alto índice de candidatos presentes em etapas de dinâmica de grupo e entrevistas presenciais. Para ajudar o RH nestas horas, elaboramos algumas dicas que podem apoiar no momento da convocação dos selecionados para os processos seletivos.

  • O engajamento do público continua após o período de inscrições da vaga:

As empresas precisam ser atraentes em todos os momentos – desde a hora de mostrar os atributos da marca e as informações da vaga, até o momento de contratação dos próximos profissionais que entrarão na empresa. Por muitas vezes, alguns candidatos desistem de participar das etapas seguintes dos processos seletivos porque não se sentem 100% atraídos à ponto de seguir nas próximas etapas dos processos seletivos.

  • Programe a convocação com alguns dias de antecedência:

Um candidato pode participar simultaneamente de mais de um processo seletivo, então para que possa se programar e comparecer na DG ou Entrevista é importante avisar com cerca de 3 dias de antecedência para que ele possa se organizar e evitar faltar. Muitas vezes os candidatos podem querer muito participar do processo seletivo da sua empresa, mas terá que fazer algumas escolhas se tiver mais de um compromisso previsto para o mesmo dia.

  • O modo de entrar em contato com os selecionados:

Hoje em dia, a melhor forma de entrar em contato com os candidatos é através de e-mail para comunicar a aprovação para a etapa seguinte. Ações complementares como telefonema e envio de SMS/WhatsApp são bem-vindos para reforçar data, horário e local da avaliação para os candidatos.

  • Se for ligar, pense nos melhores horários:

De acordo com o perfil que sua empresa busca, se for um estagiário por exemplo, é importante atentar-se ao melhor horário para entrar em contato. Por exemplo: Se for um universitário que estuda no período da manhã, programe um telefonema para o período da tarde e caso não atenda uma vez, não desista de cara do candidato: Dê mais uma chance e retorne a ligação dentro de algumas horas.

  • Ainda sobre o telefonema, seja claro e tenha total entendimento sobre a vaga em questão:

Muitas vezes os candidatos podem ter dúvidas na hora do telefonema e quanto mais precisão nas suas respostas, mais seguro e convencido o candidato se sentirá para comparecer em sua avaliação presencial.

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest