Separamos para você 30 livros essenciais para qualquer profissional de RH. Confira:
Livro #1 “A quinta disciplina” – Peter Senge
A quinta disciplina é, na verdade, a síntese de outras quatro, que, segundo Peter Senge, são fundamentais para o sucesso de uma empresa, independentemente do ramo ou do tamanho. Sucesso no Brasil e no mundo desde sua primeira edição, o livro traz programas de aprendizagem baseados em cinco importantes “disciplinas”: domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizagem em equipe e pensamento sistêmico.
Livro #2 “Um novo jeito de trabalhar” – Laszlo Bock
Eleito um dos melhores livros de negócios pela The Economist, Forbes e Business Insider, Um novo jeito de trabalhar de Laszlo Bock, vice-presidente de Operações de Equipes do Google, apresenta os bastidores e revela os detalhes dos processos de recrutamento e seleção, ferramentas de gestão e avaliação de pessoas e o foco da cultura da empresa.
Livro #3 “Os 5 desafios das equipes” – Patrick Lencioni
Com mais de 2 milhões de livros vendidos, Os 5 desafios das equipes é uma fábula envolvente, realista e prática sobre liderança. Patrick Lencioni usa sua capacidade de contar boas histórias para explicar por que certas equipes dão certo e outras não. Recém-contratada, a CEO Kathryn Petersen precisa gerenciar um grupo de executivos que é desunido a ponto de afetar a empresa inteira. Será que ela resolverá os problemas de relacionamento, ou enfrentará resistência e será demitida?
Livro #4 “O Jeito Harvard de Ser Feliz: O curso mais concorrido da melhor universidade do mundo” – Shawn Achor
A sabedoria popular diz que se nos empenharmos teremos sucesso, e se tivermos sucesso seremos felizes. Mas descobertas recentes têm demonstrado que essa fórmula na verdade funciona de maneira inversa: é a felicidade que impulsiona o sucesso. Quando somos positivos, o nosso cérebro se envolve mais, torna-se mais criativo, motivado, energizado, resiliente e produtivo no trabalho.
Este livro nos ensina a colher os frutos de uma atitude mental positiva que pode proporcionar efeitos extraordinários no nosso trabalho e na nossa vida, sendo leitura obrigatória para todos aqueles que buscam a excelência em um mundo onde a carga de trabalho, o estresse e o negativismo estão cada vez maiores.
Livro #5 “Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes” – Stephen R. Covey
Com mais de 25 milhões de exemplares vendidos e traduzido para 38 idiomas, este manual revolucionário nos mostra como alcançar a paz de espírito e adquirir confiança por meio dos alicerces do comportamento humano no caráter e da compreensão dos princípios, não se detendo apenas a práticas. Desde a primeira edição deste livro, os 7 hábitos mudaram não apenas o que as pessoas pensam sobre influência e realização pessoal, como também as atitudes motivadas por essas ideias.
Os 7 hábitos, na verdade, modificaram a linguagem que usamos, a partir dos seguintes conceitos: seja proativo; comece com o objetivo em mente; primeiro o mais importante; pense ganha/ganha; procure primeiro compreender, depois ser compreendido; crie sinergia; afine o instrumento.
Livro #6 “Foco” – Daniel Goleman
Segundo Daniel Goleman, autor do best-seller Inteligência emocional, a atenção funciona de forma muito parecida com um músculo: se não o utilizamos, fica atrofiado; se o exercitamos, se desenvolve e se fortalece. Numa era de distrações intermináveis, Goleman argumenta que precisamos aprender a aprimorar nosso foco se quisermos prosperar no mundo complexo em que vivemos. Aqueles que alcançam rendimento máximo (seja nos estudos, nos negócios, nos esportes ou nas artes) são precisamente os que prestam atenção no que é mais importante para seu desempenho.
Foco é uma ferramenta essencial, é o que diferencia um especialista de um amador, um profissional de sucesso do funcionário mediano. Foco traz um olhar inovador sobre o segredo para o alto desempenho e mostra como a atenção tem um papel fundamental para o sucesso.
Livro #7 “Conversas Cruciais – Habilidades Para Conversas de Altos Interesses” – Kerry Patterson, Joseph Grenny, Ron McMillan & Al Switzler
Conversas Cruciais foi escrito com o propósito de ajudá-lo a melhorar significativamente seus relacionamentos e resultados. Seja no âmbito pessoal ou profissional, o leitor terá dicas valiosas para identificar e agir em problemas profundos, persistentes e resistentes. O conjunto de habilidades e exercícios que o livro apresenta, será de grande valor para ampliar sua capacidade de comunicar-se de maneira clara, assertiva e objetiva.
Ao ler este livro e praticar seus ensinamentos, você utilizará uma metodologia vencedora e poderosa baseada na ciência e na arte da comunicação eficaz com familiares, pessoas próximas, colegas de trabalho, líderes e liderados. Mude sua vida, melhorando seus relacionamentos e seus resultados.
Livro #8 “Soft Skills: competências essenciais para os novos tempos” – Lucedile Antunes
A frase de Peter Drucker permanece uma máxima nos dias atuais: “As pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos”. Sabe-se que nove em cada 10 profissionais, cerca de 90% das pessoas, são contratadas pelo currículo (Hard Skills) e demitidas pelos comportamentos (Soft Skills).
A informação é do levantamento de 2018 da Page Personnel, consultoria global de recrutamento para cargos de nível técnico e suporte à gestão. Os dados destacam que não bastam profissionais qualificados tecnicamente, com ótimos cursos e atividades complementares para serem selecionados para uma vaga. Relacionamento interpessoal, comunicação, liderança, negociação, empatia etc., vão muito além dos bancos de faculdade.
Do mesmo modo que a tecnologia e a inteligência artificial avançam rapidamente, é fato que as soft skills dificilmente serão copiadas pelos robôs. É o que revela o livro Soft Skills: competências essenciais para os novos tempos, lançado pela Literare Books International.
Livro #9 “Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o caos” – Nassim Nicholas Taleb
Em seu novo livro, Nassim Nicholas Taleb proclama a incerteza como algo desejável ― e até necessário ―, além de propor que construamos mais coisas resistentes ao imponderável, estabelecendo o conceito do antifrágil. Por que as cidades-estado são melhores que os estados-nação? Por que o débito é ruim para você? Por que o que chamamos de “eficiência” não é nem um pouco eficiente? Por que as respostas e políticas sociais do governo protegem os fortes e ferem os fracos? Por que você deve escrever sua carta de demissão antes mesmo de começar no emprego? Como o desastre do Titanic salvou vidas? Estas e outras perguntas são respondidas neste livro que engloba análises sobre inovações e melhorias feitas a partir de tentativa e erro, decisões que podem mudar uma vida inteira, política, planejamento urbano, guerra, finanças pessoais, sistemas econômicos e medicina.
Livro #10 “Planejamento de Recursos Humanos” – Maria Diva da Salete Lucena
Este livro desafia os leitores a tomarem atitudes. Contudo, não se limita a propor questões, indicando caminhos que o profissional de Recursos Humanos pode trilhar através de ensinamentos e técnicas de eficácia comprovada. A autora conclui que as organizações precisam manter a flexibilidade para enfrentar o dinamismo tecnológico, social e econômico moderno.
Além disso, torna-se inevitável que as estruturas burocráticas sejam substituídas por sistemas que permitam constantes redesenho de estratégias. Estas estratégias visam atingir os três objetivos básicos: resultados empresariais (lucro e sobrevivência), contribuição social ao ambiente e manutenção de alta motivação em todos os setores da força de trabalho.
Livro #11 “Ágil do jeito certo: Transformação sem caos” – Darrell Rigby, Sarah Elk e Steve Berez
Muito se fala sobre os métodos ágeis hoje em dia e como eles têm o poder de transformar para melhor o modo como trabalhamos, trazendo inovação e avanços com mais rapidez e menor custo. Isso tudo é verdade. O problema é que, por ter se tornado uma palavra da moda, o ágil muitas vezes é aplicado de forma equivocada e repentina nas empresas, e o resultado é um grande caos: clientes nervosos, funcionários insatisfeitos e líderes colocados em xeque.
Em Ágil do jeito certo, três experientes e renomados consultores da Bain & Company explicam de forma clara as principais dificuldades dos gestores na hora de adotar o ágil e todas as armadilhas que eles podem vir a enfrentar. Utilizando exemplos de grandes empresas como Bosch, Amazon, Spotify e Dell, os autores vão ajudá-lo a iniciar sua jornada ágil evitando inúmeros erros já conhecidos e vislumbrar um futuro de resultados cada vez melhores.
Livro #12 “Avalie o que importa” – John Doerr
Como o Google, Bono Vox e a Fundação Gates sacudiram o mundo com os OKRs. O lendário capitalista de risco, John Doerr, revela como o sistema de Objetivos e Resultados-chaves (OKRs) ajudou gigantes da tecnologia, como Intel e Google, a alcançarem um crescimento exponencial ― e como ele pode ajudar qualquer organização a prosperar.
Livro #13 “High Output Management” – Andy Grove
Considerado um clássico entre os livros de negócios e obra de cabeceira de importantes líderes da atualidade , Gestão de alta performance ensina tudo o que um gestor precisa saber sobre como criar e sustentar uma empresa de alto rendimento. Escrito pelo lendário Andrew Grove, que por mais de trinta anos atuou na Intel, tanto como CEO quanto como presidente do conselho, o livro é um guia prático que traz lições atemporais para gestores de todas as áreas, inclusive para CEOs e fundadores de startups.
Livro #14 “Obrigado pelo Feedback” – Douglas Stone e Sheila Heen
De maneira bem-humorada e lúcida, os autores nos ensinam a aceitar com interesse e leveza a enxurrada de comentários, avaliações e conselhos não solicitados e nos ajudam a aprender efetivamente – não só com um instrutor afetuoso ou um mentor adorado, mas com qualquer pessoa.
Livro #15 “Hábitos Atômicos” – James Clear
Não importa quais sejam seus objetivos, Hábitos Atômicos oferece um método eficaz para você se aprimorar ― todos os dias. James Clear, um dos mais expoentes especialistas na criação de hábitos, revela as estratégias práticas que o ensinarão, exatamente, como criar bons hábitos, abandonar os maus e fazer pequenas mudanças de comportamento que levam a resultados impressionantes.
Livro #16 “Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir” – Simon Sinek
Por que algumas pessoas e organizações são mais inovadoras, admiradas e lucrativas do que outras? Por que algumas despertam grande lealdade por parte de clientes e funcionários? Para Simon Sinek, a resposta está no forte senso de propósito que as inspira a darem o melhor de si para uma causa expressiva – o porquê.
Nesse livro, você verá como pensam, agem e se comunicam os líderes que exercem a maior influência, e também descobrirá um modelo a partir do qual as pessoas podem ser inspiradas, movimentos podem ser criados e organizações, construídas. E tudo isso começa pelo porquê.
Livro #17 “Faça Acontecer” – Sheryl Sandberg
As mulheres compõem hoje grande parte da força de trabalho no mundo. Mas ainda são os homens que dominam os cargos de liderança. Dos 195 países independentes no mundo, apenas dezessete são governados por mulheres. A porcentagem feminina em papéis de liderança é ainda menor no mundo empresarial. Isso significa que, quando se trata de tomar as decisões mais importantes para todos, a voz das mulheres não têm o mesmo peso.
Neste livro absolutamente inspirador, Sheryl Sandberg investiga as razões de o crescimento das mulheres na carreira estar há tantos anos estagnado, identificando a raiz do problema e oferecendo soluções práticas e sensatas para que elas atinjam todo o seu potencial.
Livro #18 “Por que fazemos o que fazemos?” – Mário Sérgio Cortella
Neste livro, você vai compreender que não se deve levar o trabalho como um meio apenas para dinheiro.
Cortella vai falar sobre as diversas situações e crises que podemos encarar em nossa vida profissional, ele também vai falar sobre os alcances dentro do trabalho por meio da motivação.
Dentro da obra você vai aprender sobre autodesenvolvimento, (começando com o planner RH você já pode colocar em prática!) organizações com propósito, colaboração entre empresa-empregados e muitos outros motivos que fazem diferença no ambiente de trabalho.
Livro #19 “Inteligência emocional” – Daniel Goleman
Há quem diga que esse livro é inovador, provocador e até mesmo polêmico. Lançado em sua primeira vez nos Estados Unidos, essa obra busca alertar aos que ainda pensam que a razão é a única forma responsável pelo caminho da vida que há outras maneiras de se pensar sobre a inteligência. Esse livro está diretamente relacionado às práticas de educação e a mudança no mundo corporativo.
Livro #20 “Reinvente sua empresa: Mude sua maneira de trabalhar” – David Heinemeier Hansson e Jason Fried
O livro “Reinvente sua empresa” é destinado às pessoas que estão buscando dicas para aprimorar a eficiência, trabalhar de forma proativa e alcançar o sucesso. Essa obra é indicada para quem está em um emprego que não se sente realizado e quer buscar maneiras de reinventar sua forma de trabalhar.
Livro #21 “RH de Dentro para Fora: Seis Competências para o Futuro da Área de Recursos Humanos” – Dave Ulrich e Mike Ulrich
Este livro tem como objetivo apontar como o RH pode indicar e agregar valor à empresa. A obra conta com diversas dicas para profissionais de RH com base em pesquisas dos autores. Com essa leitura, o profissional do time de pessoas pode reconhecer competências fundamentais para o futuro do setor como por exemplo, manter o RH um departamento eficiente e atualizado.
Livro #22 “Descubra Seus Pontos Fortes” – Donald O. Clifton e Marcus Buckingham
Esse livro apresenta uma pesquisa realizada pelos autores que revela números nos quais representam a falta de atenção para os pontos fortes dos colaboradores das empresas. Apresenta também que as companhias preferem investir dinheiro e tempo tentando corrigir as fraquezas dos funcionários e não instigá-los em seus pontos fortes. Em contrapartida, a pesquisa mostrou que os profissionais bem-sucedidos usam energias para aprimorar aquilo que fazem de melhor. Vale a pena ler!
Livro #23 “Dedique-se de coração: A história de como a Starbucks se tornou uma grande empresa de xícara em xícara” – Howard Schultz
Dedique-se de coração apresenta que deve-se crescer sem sacrificar o tratamento dos funcionários com respeito e dignidade. Ele conta também como uma empresa pode ser desenvolvida de maneira diferente. A obra mostra a forma que a Starbucks cresceu e como todos os funcionários sabem que isso é a forma correta de se fazer negócios.
Livro #24 “Repensando o RH: Ágil, diverso e exponencial” – JP Coutinho
O mundo passa por constantes transformações, e com isso as instituições também dispõe de mudanças, como por exemplo o setor de RH. Esse livro apresenta adaptações e inovações no time de RH que tem mostrado resultados promissores. A obra apresenta também boas práticas que levam a autonomia, cultivo de habilidades importantes, auto-organização, confiança, a valorização do feedback e metodologias necessárias para melhorar sua rotina de trabalho como profissional de RH.
Livro #25 “Gestão de Pessoas” – Idalberto Chiavenato
Em seu livro, Chiavenato apresenta uma introdução à gestão moderna de pessoas. A obra mostra desafios de uma gestão de pessoas em um ambiente dinâmico e competitivo. O livro é caracterizado por conter planejamentos estratégicos de gestão de pessoas, abordando recrutamento e seleção, orientações e modelagens do trabalho.
Livro #26 “Quem sabe faz a hora!: Iniciativas decisivas para gestão e liderança” – Mario Sergio Cortella
Cortella aborda em seu livro, fundamentos do trabalho em tempos difíceis. Ele discorre sobre isso a partir do ponto de vista pandêmico que enfrentamos, mas não limitado a isso, Cortella aborda questões decisivas para lideranças e para as pessoas que buscam um empreendimento em sua carreira, é daí que se vem o nome “Quem sabe faz a hora”. Vale a pena ler!
Livro #27 “Diversidade e inclusão: e suas dimensões” – Adriano Bandini et al.
Diversidade e inclusão tem como finalidade, abordar temas como cultura, liderança, comunicação inclusiva, representatividade e tendências. Essa obra busca apresentar a diversidade abordando diversos temas, tais como: gênero, gerações, LGBTQIAP+, pessoas com deficiência, diversidade religiosa, corpos, raça e etnia, refugiados e egressos.
Livro #28 “Gente de resultados: Manual prático para formar e liderar equipes enxutas de alta performance” -Eduardo Ferraz.
Esse livro é uma base para que você aprenda a contratar, preparar, motivar e liderar profissionais de alta performance. O autor preparou esse manual prático para gestores que querem obter excelentes resultados em sua atividade profissional, e formar equipes com alto potencial.
Livro #29 “Liderança” – Daniel Goleman
Goleman, em seu livro apresenta uma reflexão sobre inteligência emocional e algumas pesquisas relacionadas a relacionamentos em uma empresa. Essa leitura é indicada e essencial aos líderes, coaches e educadores que promovem práticas gerenciais, desempenho e inovações de alta performance no universo corporativo.
Livro #30 “Mindset: A nova psicologia do sucesso” – Carol S. Dweck
O livro “Mindset” explica a forma de porque somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não. A obra faz uma definição entre a nossa relação com o trabalho. Carol, a autora comenta que a atitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de “mindset” é imprescindível para o sucesso.
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