Hoje em dia está cada vez mais complicado contratar grandes talentos para trabalhar em sua empresa, com a chegada da tecnologia e da internet os jovens passam a buscar mais informações sobre as empresas e fazem comparações com outras oportunidades. Sendo assim criamos uma lista com fatores chaves que favorecem a atração da sua vaga/empresa para os candidatos.
Imagem da Empresa:
A sua empresa tem uma marca forte no segmento que atua? Ela tem uma estratégia bem definida de employer branding? Isso é muito importante, pois o foco da maioria dos candidatos é trabalhar em uma empresa que eles possam crescer profissionalmente.
Segmento da Empresa:
O segmento da sua empresa é atrativo? Muitas empresas cujo segmento não é atrativo devem criar para muitos candidatos uma estratégia efetiva de Employer Branding, melhorando diversos aspectos da empresa, para que mesmo sendo um segmento considerado “chato” começasse a receber bons candidatos.
Local de trabalho da posição:
O local de trabalho, principalmente em grandes centros urbanos faz muita diferença, por isso é importante entender esse aspecto e se utilizar dele como uma vantagem.
Divulgação adequada da vaga (mensagem e canais):
Para divulgar uma vaga é importante fazer um planejamento de onde possivelmente estarão os candidatos com o perfil desejado, por isso é importante pesquisar:
- Quais job boards tem candidatos desse perfil
- Quais faculdades tem alunos que podem atender os quesitos e se as mesmas possuem algum mural de vaga
- Quais redes sociais e grupos são acessados por esse perfil
Hoje ferramentas como o WallJobs, já automatizam todo esse processo, atingindo o candidato diretamente por meio de canais que eles utilizam e simplificando a candidatura para a vaga.
Clareza sobre a posição (desafios, oportunidades, perfil, etc):
Um dos principais fatores que podem prejudicar na hora de atrair e recrutar candidatos para uma posição, é a descrição incompleta da vaga, por isso é importante ter:
- Um bom nome para a posição
- Descrição das tarefas do dia a dia
- Quais são as habilidades que a posição exige e por que.
- Qual o perfil da pessoa que a empresa deseja
- Quais são os maiores desafios da posição
- Quais são as oportunidades futuras que a posição dará ao contratado.
Uma ótima dica é fazer o uso rede de contatos dos seus colaboradores para fazer um recrutamento com indicações, grandes empresas do mundo como a Amazon e Google se utilizam dessa estratégia e até bonificam quando um funcionário é contratado via referência de um colaborador.
A imagem da Empresa no Mercado
Veja alguns aspectos de como melhorar a imagem da empresa no mercado:
Valores e Cultura da Organização:
Os candidatos, principalmente os millennials se preocupam muito, com os valores da da empresa que irão trabalhar, por isso é importante ter alinhado sempre na hora de recrutar, quais são os valores das pessoas que você está recrutando.
Credibilidade no Mercado:
Outro fator chave na hora de recrutar é a credibilidade que a sua empresa no mercado que atua, esse fator é algo muito difícil de passar principalmente para pequenas empresas. Porém grandes empresas tem patinado e muito na hora de utilizar essa vantagem no recrutamento.
Ambiente de trabalho:
É muito comum os jovens trocarem grandes empresas com salários altos, por empresas onde o ambiente de trabalho é mais aconchegante e agradável. Quando a empresa trabalha esse fator, ela consegue uma grande vantagem na obtenção de grandes talentos além de atrair bons profissionais por um salário menor.
Relação com os empregados, comunidade e sociedade:
Outro fator chave é o como a empresa se compromete com os empregados e com a comunidade. Exemplo existem multinacionais que precisam recrutar apenas quem tem inglês fluente, o que dificuldade muito a inclusão de minorias, por esse motivo alguns RHs decidiram dar para esses profissionais um ano de inglês (mesmo para aqueles que não passaram).
Qualidade dos produtos ou serviços:
Com toda a certeza um dos cartões de visita mais valiosos que a sua empresa pode ter na atração de talentos, são os produtos e serviços que ela oferece para a comunidade. Pois assim ela consegue utilizar do marketing feito sobre eles, também para atrair talentos.
Modernização (tecnologia e processos):
É fundamental a forma como o processo seletivo é feito. Hoje em dia é muito importante toda empresa ter um software de gestão de candidatos, pois isso otimiza o processo tanto dos candidatos, como o da empresa além de passar credibilidade aos candidatos.