Habilidades do Futuro, como desenvolvê-las?

A inovação tecnológica e sua rápida evolução tem causado uma certa insegurança para alguns profissionais que, assim como muitas empresas, precisam acompanhar os largos passos da tecnologia. Inteligência artificial, análises digitais (analytics), IoT (Internet das Coisas) se conectam para transformar cada vez mais o mercado.

Trabalhos operacionais serão facilmente substituídos pelas máquinas e automatizados, empresas de tecnologia, cada vez mais, surgem ocupando os primeiros lugares no ranking que antes era liderado pelas gigantes tradicionais. Por esses e outros motivos que, habilidades sociais e emocionais, cognitivas avançadas e tecnológicas serão demandadas dos profissionais do futuro. 

Se sabe que, em algumas situações, a substituição do trabalhador pela máquina é uma possibilidade real, mas em muitas outras, é possível aprender. Com a inovação e a tecnologia, ambientes mais colaborativos surgiram, é dizer que, não importa o quanto você sabe, e sim, o quão rápido você consegue aprender. Mas como identificar habilidades do futuro? Quais são e como desenvolvê-las?


Para responder essa pergunta, convidamos Solange Borges, especialista na área de Recursos Humanos para falar sobre as habilidades do futuro e alguns caminhos para desenvolvê-las.

Conta um pouco sobre você e a sua trajetória profissional 

Sou graduada em administração de empresas, com alguns cursos de especialização na área de RH. São 14 anos na área de recursos humanos ( em grandes e médias empresas)  sendo 11 no mundo corporativo e 03 anos como empreendedora, consultora autônoma de R&S e em administração de RH.

Afinal, o que são as habilidades do futuro e o que elas representam?  

Eu vivi muito a transição do RH ( aquele com cara somente de departamento pessoal) para RH Estratégico e já alguns anos as características comportamentais do indivíduo e  sua capacidade de atuar em grupo são sem dúvida as habilidades mais almejadas para para hoje e no futuro.

Quais habilidades você destacaria como essenciais para esse novo mercado e como desenvolvê-las ?

Criatividade; Inteligência Emocional; Pensamento Crítico;  Resolução de Problemas Complexos e Autogestão

Pensando que em tempos de Pandemia e Pós  Pandemia essas e outras habilidades serão ainda mais exigidas. Ao mesmo tempo as condições financeiras para investir nestas habilidades / conhecimentos estão escassos, desta forma, eu  recomendo o autodesenvolvimento através de leituras; pesquisas na internet em fontes seguras e  grupos de estudos voluntários. Uma habilidade como: resolução de problemas complexos estão intimamente ligadas a sua experiência profissional e para os menos experientes pode ser sua própria experiência de vida onde esta pessoa tenha sido exigida em sua capacidade de tomar decisão; pensar no bem coletivo  e por aí vai.

Como você descreveria o profissional do futuro?

As novas tecnologias certamente irão substituir  à mão de obra humana cada vez mais. Dentro dessa realidade o profissional do futuro terá que fazer o que as máquinas ainda são incapazes de fazer como as habilidades que citamos na questão anterior e pensando nas competências técnicas ser um profissional preparado para lidar/programar toda essa nova tecnologia. E relevante lembrar que muitas novas profissões ainda não existem.

Como profissional de recursos humanos, como você analisa essas habilidades em um profissional?

A tecnologia também chegou ao RH…rs. Temos ótimas ferramentas neste sentido. E dentro das clássicas uma boa entrevista por competências traz muito das habilidades comportamentais.

A inteligência emocional é uma habilidade do futuro ou percebemos a importância dela tarde demais?

A inteligência emocional está sendo sim colocada como habilidade do futuro. Na minha opinião é uma habilidade “pra ontem” em todos os profissionais. Gerir emoções é essencial para atingir resultados.

É clara a necessidade de habilidades tecnológicas para o presente e futuro, mas gostaria de entender melhor o que são habilidades cognitivas avançadas? Como estimulá-las?

As habilidades cognitivas avançadas são as que “espantam” o medo dos homens serem substituídos por robôs. Solução inovadora de problemas; pensar sobre pressão e tomada de decisão são skills que ainda dependem da capacidade humana.

As instituições de ensino têm algum papel no desenvolvimento dessas habilidades?

Sem dúvida. As instituições devem buscar cada vez mais interagir com o mundo corporativo para que estas habilidades sejam vivenciadas na prática. As teorias são importantes sim  mas precisam trazer significado para o mundo prático cada vez mais. Parceria entre o mundo  acadêmico e empresas sem dúvida é o caminho para o melhor aproveitamento deste novo profissional.

Você acredita ter as habilidades de um profissional do futuro? A autoanálise e a autocrítica ajudam a chegar lá?

Todas não. Mas algumas já utilizo no meu negócio. Minha consultoria em R&S  ( PH Assessoria Virtual) faço o  processo de seleção por exemplo 80% dele online. Usando ferramentas de análise e comunicação à distância. É importante dizer que esse processo não tem fim. As novas tecnologias nos colocam em estado de alerta constante onde o novo chega a cada dia. Estarmos abertos para receber e entender o que o mundo pede da gente acredito que seja uma grande chave para o profissional do futuro.

Segue a Solange Borges no LinkedIn

Saiba tudo que o WallJobs pode fazer pela sua empresa AQUI

Fale com um especialista

Habilidades do Futuro, como desenvolvê-las?