Estagiários de periferia: não é apenas inclusão, é potencialização de pessoas

Potencialize estagiários de periferia pensando em inclusão e oportunidade de crescimento. Seja o propulsor de grandes profissionais!

Quando pensamos em inclusão, há diversos grupos contidos nessa palavra em questão. Entre eles, os estagiários de periferia que, por muitas vezes, vivem em vulnerabilidade social. Vamos refletir sobre como apresentar oportunidades para esse público e como potencializar suas carreiras.

Por que dar oportunidade para estagiários de periferia?

É importante lembrar que todas as pessoas são dignas de ter oportunidades na vida, seja em estudo e/ou trabalho. Geralmente, estagiários de periferia precisam não só estudar, como também auxiliar financeiramente nas despesas domésticas. 

Infelizmente, nem sempre são trabalhos com boas condições, devido a falta de experiência.  Entender as necessidades desse público e promover essas oportunidades são fundamentais para reter profissionais qualificados em sua empresa, que muitas vezes são desvalorizados por serem invisibilizados.

Por isso, é importante que as empresas criem oportunidades para esses estagiários de periferia, pensando, principalmente, na experiência adquirida durante o estágio e as boas acomodações de trabalho.

Quais os benefícios de contratar estagiários de periferia?
  • Profissionais com proatividade e perseverança;
  • Experiências pessoais incríveis que podem contribuir para a cultura organizacional da sua empresa;
  • Engajamento e inovação;
  • Promoção da cultura de diversidade e inclusão;
  • Oportunidade para o crescimento de profissionais de alta performance.

Entender e aprender a escutar as pessoas que necessitam de ajuda é o primeiro passo para pensar em políticas de inclusão. Promover essa inclusão é dever não só das empresas, como também de nós como seres humanos que prezam pela empatia.

Mas, como encontrar esses potenciais estagiários de periferia invisibilizados?

Pensar em estratégias de como alcançar esse público é fundamental. O WallJobs, junto às IES’s (Instituições de Ensino Superior), possuem um vínculo próximo para que esses públicos sejam alcançados. Por isso, prezamos o relacionamento com as Universidades, para que possamos levar oportunidades de desenvolvimento para todas as pessoas.

Atualmente, o WallJobs possui convênio com 2.594 Universidades, contando todos os polos. Estreitar os laços com as Instituições de Ensino é o primeiro passo para que possamos alcançar todas as pessoas estagiárias que necessitam de oportunidades.

Trabalhar em conjunto é fundamental para que possamos criar e instaurar as políticas de inclusão. Por isso, todas as pessoas devem ter sua oportunidade de crescimento.

Para finalizar, uma reflexão:

“Todas as guerras do mundo são iguais.
Todas as fomes são iguais.
Todos os amores, iguais iguais iguais.
Iguais todos os rompimentos.
A morte é igualíssima.
Todas as criações da natureza são iguais.”  
Por Carlos Drummond de Andrade, In: A Paixão Medida.

Estagiários de periferia: não é apenas inclusão, é potencialização de pessoas