Evolução do RH nas empresas

Saber as origens do RH nas empresas e sua evolução é fundamental para entender o RH que estamos construindo hoje. Veja aqui essa trajetória!

Entender a implementação do RH nas empresas é muito importante para consolidar um departamento forte, justo, inclusivo e diverso. Dessa forma, vamos apresentar resumidamente o RH nas empresas desde sua origem até os dias atuais. Vamos lá?

Origem do RH nas empresas:

O departamento de Recursos Humanos surgiu em meados do século XX com o nome “Relações Industriais”. O nome se originou através da influência da Revolução Industrial, que envolvia diretamente a equipe empregadora e as pessoas empregadas.

A partir disso, começaram a surgir novas demandas e diversas pautas diferenciadas que nem mesmo a área tinha conhecimento, e com isso, o RH nas empresas começou a se moldar de acordo com as necessidades que eram levantadas pelas demandas estabelecidas nas organizações.

Mudança no pensamento do RH nas empresas:

É impossível que as coisas não mudem durante os anos. Pensando em um RH melhor, as organizações decidiram buscar o aprimoramento do RH nas empresas de forma humanizada, para construir uma área sólida e com base nos valores humanos. Apresentamos aqui, dois tipos de RH que se consolidaram ao longo dos anos:

O RH tradicional:

Ao tratar do RH tradicional, estamos falando do RH nas empresas de modo clássico que, por sua vez, está voltado para as responsabilidades de administração e todas as questões burocráticas de atração, seleção e retenção de pessoas colaboradoras.

Quando falamos em RH nas empresas de forma tradicional, estamos falando de um RH que ainda não possui aparatos tecnológicos, e estão longe da realidade de extinguir os processos burocráticos que atravancam o trabalho dos profissionais.

A partir dessas dores, o RH nas empresas encontra a necessidade de encontrar maneiras mais rápidas e eficientes para conseguir desburocratizar todos esses processos, desde a atração até o gerenciamento de contratos.

O RH 4.0:

Com a chegada da revolução tecnológica, é quase impossível não ser contagiado pela tecnologia, não é mesmo? Com isso, surgiram novas estratégias que alavancaram o RH nas empresas dando o nome de RH 4.0.

O RH 4.0 chegou para automatizar muitos processos dentro do setor de Recursos Humanos, principalmente, o processo de recrutamento e seleção, e, sobretudo, o de gerenciamento de contratos.

Esse novo modo de trabalhar veio para revolucionar o RH nas empresas, com o intuito de acabar com o processo chato e extremamente burocrático. O que faz os setores de RH conseguirem mais tempo e engajamento para melhorar a performance da empresa por meio de ações internas e externas.

O RH tecnológico na prática:

O WallJobs abraçou a causa revolucionária do RH tecnológico e, com isso, se tornou a empresa pioneira no Brasil a fazer todo o processo de gerenciamento de contratos de estágios de forma 100% digital! 

Somos uma das empresas mais bem avaliadas no Google e em outras redes, referência em atendimento e transparência, no acompanhamento dos processos e assertividade na elaboração de contratos. 

Simplificamos o gerenciamento de contratos de estágios, fazendo todo o processo de forma online e digital, desde o contrato ao acompanhamento de instituições de ensino, e mais, até o recolhimento das assinaturas.

Com isso, o WallJobs vem investindo na plataforma de criação de contratos, a fim de deixar a elaboração o mais intuitiva e tranquila possível. Aqui temos algumas soluções e boas práticas da plataforma:

  • Comunicação intuitiva;
  • Assinaturas 100% digitais – a novidade é que o estagiário pode assinar dentro da plataforma WallJobs;
  • Mentorias coletivas e individuais para seus estagiários;
  • Acompanhamento total do contrato do estagiário, seja ele digital, híbrido ou analógico;
  • Filtros personalizados para conseguir encontrar contratos com rapidez;
  • Submissão de formulários de admissão em massa, entre diversas outras coisas.

Para mais detalhes, agende uma demonstração conosco e participe dessa revolução!

Evolução do RH nas empresas