O processo seletivo é de extrema importância para que as empresas consigam novos profissionais que à ajudem a alcançar seus objetivos e cumprir com sua missão, visão e valores.
Para que a empresa consiga um bom colaborador, é necessário que a mesma realize um bom processo seletivo, coletando informações importantes de cada candidato e os filtrando entre habilidades, expectativas e objetivos. O foco desse texto é evidenciar uma etapa específica do processo como um todo, a entrevista, que dentre todas as etapas pode ser a mais importante por conta de seu potencial de coleta de informações.
O recrutador que está realizando a entrevista deve se basear em sete capacidades principais que norteiam e dão possibilidades de exploração por meio de perguntas específicas. Para que o processo seletivo consiga trazer bons resultados, a entrevista deve ser planejada e com perguntas baseadas nas seguintes habilidades:
- Pró atividade
- Postura
- Foco
- Resiliência
- Trabalho em Equipe
- Engajamento
- CAS
O profissional de recrutamento que consegue alinhar a entrevista à exploração dessas habilidades, traz resultados e colaboradores cada vez mais capacitados e alinhados com a missão que a empresa visa entregar, uma vez que o mapeamento dessas características traz uma visão holística das motivações, objetivos e desenvolvimento ao longo do tempo do candidato entrevistado.