Os 6 tipos de candidatos em processos seletivos

Encontrar talentos que se encaixam perfeitamente as vagas normalmente é uma tarefa árdua e que exige muito tempo e empenho, não é mesmo? Principalmente quando nos deparamos com perfis completamente diferentes dos descritos nos currículos enviados e que selecionamos.

Porém, do mesmo jeito que encontramos surpresas nada agradáveis, muitas vezes acabamos encontrando profissionais que nos surpreendem de forma positiva, indo além do que é visto nas descrições dos formulários de candidatura.

Separamos 6 tipos de candidatos mais comuns que podem ser um erro na escolha, mas também que podem ser uma grata surpresa

‘Não trabalho em equipe’

Esse tipo de candidato não consegue dividir as tarefas, demonstrando ser individualistas e independentes até demais. Não conseguem enxergar o valor do trabalho em conjunto.

Normalmente começam seus relatos com ‘eu fiz’, ‘eu consegui’, e com frases que denotam apenas esforço próprio sem a ajuda de mais ninguém na antiga empresa.

‘Pula de galho em galho’

Este é possível detectar apenas no currículo, porém, muitos conseguem maquiar e somente na entrevista o recrutador consegue perceber o perfil de profissional que muda sempre de emprego. Porém, não é só mudar de emprego, é demonstrar que sempre está insatisfeito com as oportunidades e cargos em que trabalha.

Normalmente as empresas ficam com receio de contratar esse perfil de profissional que irá se desmotivar e desgastar em pouco tempo, sempre procurando novas oportunidades fora.

‘Aumenta o currículo’

Este tipo coloca sempre no currículo mais do que realmente faz ou conhece. É aquele que sempre coloca no inglês avançado e não consegue falar uma única frase completa. Se o profissional mente no currículo, é provável que mantenha uma postura pouco lisonjeira no dia a dia, por isso, é extremamente arriscado investir, mesmo que a ‘mentira’ seja com boa intenção.

‘Flexível’

Este é o perfil bem aproveitado pelas empresas. Com capacitação multidisciplinar, este profissional se encaixa bem no cargo que deseja, mas possui grande capacidade de realizar tarefas que se relacionam a sua função, sem grandes esforços.

‘Colaborativo’

O profissional deste tipo gosta e se sente útil auxiliando as pessoas ao seu redor, ajudando os outros a fazerem os seus trabalhos, sempre visando a meta geral, o bem comum. São ideais para trabalhos em equipe, que necessitam de colaboradores que tenham bom relacionamento interpessoal entre si.

‘Pró-ativo’

Toda empresa deseja um profissional que vai atrás de melhorias, propõe coisas novas, se recicla e nunca está parado, sempre focado em produzir, não é mesmo? Este é o perfil indicado para funções que necessitam de mudanças e movimento sempre, como algo relacionado a comunicação, vendas. Porém, se encaixa em qualquer empresa ou cargo, pois sempre tem algo a acrescentar.

Conheça mais sobre o WallJobs e fale com um especialista.

Os 6 tipos de candidatos em processos seletivos