Mapa da Jornada do Candidato

No texto anterior falamos sobre o quanto é importante entendermos a jornada do candidato  durante o processo. Agora vamos aprender a importância de definir uma persona para um processo seletivo.

Se você quer se aprofundar no tema, o WallJobs disponibiliza um e-book gratuito que te ensina a construir a jornada do candidato no processo seletivo e a importância de definir uma persona para o candidato.

Vamos dividir esse processo em 6 etapas:

Etapa 1: Defina a persona do candidato

A primeira coisa a fazer é definir o perfil do candidato ideal. Você pode seguir o nosso guia para criar uma persona.

A persona é a representação ideal do candidato que você esta buscando, habilidades, características, necessidades, valores, pensamentos, experiências, expectativas, etc. que correspondem às necessidades e identidade da sua empresa.

Podemos ver a seguir uma tabela com algumas dicas para definir uma persona:

Definir a persona te ajudará a ter uma ideia clara de um candidato que você esta mapeando a jornada. É importante definir a persona, pois cada candidato tem uma jornada diferente do outro. A jornada de um recém-formado é completamente diferente da jornada de um candidato que já esta no mercado de trabalho a mais tempo.

Etapa 2: Definir uma estrutura com as etapas da jornada do candidato

Como já mencionamos no texto anterior, existem 6 etapas pelas quias os candidatos passam ao se candidatar em uma oportunidade, sendo elas: Consciência, Consideração, Interesse, Aplicação, Seleção e Contratação. Abaixo podemos ver essas etapas desmembradas:

Esses são os estágios que todos os candidatos provavelmente passam, pois varia de acordo com a rotina e os hábitos do candidato. Sendo assim, cada um possui um comportamento, que você avaliará de acordo com a sua persona.

Etapa 3: Identifique as necessidades dos candidatos em cada estágio

Cada etapa da jornada de um candidato é alimentada por uma necessidade, sendo assim é importante saber quais são os desejos e as necessidades de cada um dos candidatos em cada uma das etapas. Precisamos entender quais são os sentimentos e desejos que motivam o candidato a participar do seu processo, pois assim é possivel entender um pouco mais sobre cada um dos candidatos.

Podemos ver a seguir os principais pensamentos de um candidato durante a sua cada uma das etapas da jornada

– Consciência: “O que essa empresa faz?”

– Consideração: “O que vai agregar pra minha experiência essa empresa?”

– Interesse: “O que torna essa empresa diferente?”

– Aplicação: “Será que eles receberam a minha inscrição?”

– Seleção: “Será que eles gostaram de mim?”

– Contratação: “Sim! Eu consegui o emprego!”

Etapa 4: Descobrir pontos de contato na jornada do candidato

Movidos por suas necessidades os candidatos interagem com a sua empresa, essas interações são chamadas de touchpoints. Nessa etapa, o objetivo é descobrir os possíveis pontos de contato que a persona pode ter com sua empresa em uma determinada etapa da jornada. Essa fase assim como a jornada do candidato é segmentada em seis estágios que geram questionamentos.

Para facilitar o entendimento coloque-se no lugar do candidato e pergunte-se:

– Estágio de conscientização: “Como e onde eu descobriria sobre essa empresa?”

– Fase de consideração: “Como eu ficaria sabendo sobre a proposta de crescimento dentro dessa empresa para os funcionários?”

– Estágio de interesse: “Como eu encontraria informações para ver se os meus valores batem com os da empresa?”

– Fase de aplicação: “Como eu me candidataria para essa vaga?”

– Fase da seleção: “Como eu me destaco entre os candidatos?”

– Estágio de contratação: “O que eu faria se fosse contratado?”

Uma dica que damos: Faça uma entrevista com os funcionários recém-contratados. Assim você entenderá melhor esse processo e terá parâmetro para entender a jornada dos novos candidatos.

Etapa 5: Criar uma lista de canais

 Agora vamos descobrir onde os pontos de contato acontecem. Isso é muito importante, pois a mesma interação pode ocorrer em diversos canais diferentes. As vezes um candidato que não ficou satisfeito, pode compartilhar a experiência negativa com outros candidatos por meio de diversos canais de comunicação, sendo: redes sociais, boca a boca, sites de recrutamento, entre outros. Por isso, é muito importante que você crie uma lista de canais onde ocorrem os pontos de contato.

Etapa 6: Crie uma Visualização Gráfica

É hora de criar uma representação visual da jornada do candidato. Nesta etapa você deve reunir todas as informações adquiridas nas etapas anteriores colocando-as como no quadro a seguir:

Nessa etapa não existe uma regra para o preenchimento do quadro. Basta ser criativo e organizar as informações de forma com que você e a sua equipe consigam visualizar. Algumas pessoas gostam de fazer essa atividade visando como base o quadro disponibilizado. Outras preferem esboçar em um quadro branco, lousa ou até mesmo um papel em branco. O importante é que o seu mapa contenha todos os insights relevantes dos dados complexos que foram extraídos durante o processo, de forma simples e objetiva.

Autor: Marília Maia – WallJobs

Área de Atuação: Customer Success

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