Quando vamos fazer um processo seletivo é muito importante fazermos as perguntas certas para conhecermos melhor os nossos candidatos. Com essas perguntas é possível identificar se eles atendem as expectativas da empresa e também se possuem os mesmos ideias. Isso é fundamental para formar um time e alcançar maiores resultados.
O nosso Conhecer, Pensar, Refletir, Aprender, Decidir, Conectar depende essencialmente de perguntas. Perguntas que fazemos a nós mesmos e perguntas que fazemos aos outros.

As portas do Conhecimento, da Conexão, da Reflexão e da Decisão são abertas através de perguntas. Pensar é basicamente um processo de fazer perguntas e responder as perguntas. Desde perguntas simples como “O que vou vestir hoje?” a perguntas mais complexas como: “Que resultados quero alcançar com a reunião?”; “Que oportunidades eu tenho hoje e estou deixando de explorar?”; “O que irá acontecer se…?”

A raiz do conhecimento é o ato de perguntar. É o ato de se maravilhar. É a curiosidade de se indagar e perguntar. As perguntas proporcionam descobertas, novos conhecimentos, abrem novos horizontes. As perguntas nos inspiram, alargam nossa visão atual e nos levam a soluções, a novas maneiras de enxergar e de compreender a vida.

À seguir, exemplos de perguntas que podemos realizar durante uma entrevista com um executivo:

1. Que tipo de perguntas podemos fazer?

  • Conte-nos um exemplo de uma solução inovadora apresentada por você?
  • De que forma você faz para disseminar a cultura da inovação na sua equipe?

2. E como aprofundar/ Mensurar a complexidade?

  • Qual foi o impacto de sua ação para a Organização?
  • E o impacto para o mercado?
  • De que forma sua ideia está aplicada a estratégia da empresa?
  • Como envolveu as pessoas em sua ação?
  • Quais impactos econômicos desenvolvidos e que resultados isto trouxe para a empresa?
  • Qual foi o aprendizado/ legado deixado para a empresa?

 

Fonte: Apostila FGV – RH pág 23/3

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here