Persona é a representação fictícia do seu candidato ideal, com base em dados e em seus objetivos, habilidades, antecedentes, aspirações etc. Deve ser criada com base em informações coletadas de diferentes fontes.

Com a criação de uma persona será mais fácil compreender os funcionários, sabendo do seu passado, expectativas para o futuro e sobre a situação em qual ele se encontra. Também será possível criar conteúdos de marketing mais eficazes para aquisição de talentos, despertar a comunicação entre os candidatos além de atrair candidatos mais talentosos para o seu processo seletivo.

Você pode criar a sua persona usando todas as informações coletadas durante a comunicação com os candidatos selecionados e os funcionários atuais e antigos da empresa. Coletando informações de pessoas relevantes, que devem ser obtidas por meio de pesquisas, questionamentos e entrevistas.

Uma persona é definida por quatro questionamentos:

– Quem é o seu candidato ideal?

Dar vida a essa personagem facilita seguir o processo seletivo. Comece pelas coisas básicas, como: Qual é a sua ocupação? Quantos anos de experiência ele tem? Já exerceu qual função dentro de uma empresa? Está trabalhando? Quais são seus valores? Qual é o seu estilo de trabalho?

Entre outas perguntas e caraterísticas que facilitam você criar a pessoa perfeita para a vaga. Você consegue traçar esse perfil olhando para candidatos que trabalham ou já trabalharam na sua empresa, com base em seus comportamentos e experiências.

– O que ele já fez?

Devemos traçar uma experiência para a nossa persona, assim teremos uma base nas atividades e projetos que o novo colaborador deve ter para que atenda as expectativas do novo cargo.

– Onde?

Onde o seu candidato costuma ficar muito tempo online? Por onde devemos nos comunicar com ele para apresentar a verdadeira imagem da empresa? Quais são seus pontos de interesse? Quais redes sociais ele usa?

Com isso podemos estabelecer por qual veículo de comunicação vamos atingir o nosso público alvo e a forma com que vamos abordar o diálogo referente a empresa.

– Por que?

Por qual motivo a persona gostaria de trabalhar com você? Essa é a principal questão a ser respondida. Conversando com os seus funcionários você pode ter uma visão mais ampla das vantagens de trabalhar na sua empresa.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here