Como criar uma persona para candidatos

Persona é a representação fictícia do seu candidato ideal, com base em dados e em seus objetivos, habilidades, antecedentes, aspirações etc. Deve ser criada com base em informações coletadas de diferentes fontes.

Com a criação de uma persona será mais fácil compreender os funcionários, sabendo do seu passado, expectativas para o futuro e sobre a situação em qual ele se encontra. Também será possível criar conteúdos de marketing mais eficazes para aquisição de talentos, despertar a comunicação entre os candidatos além de atrair candidatos mais talentosos para o seu processo seletivo.

Você pode criar a sua persona usando todas as informações coletadas durante a comunicação com os candidatos selecionados e os funcionários atuais e antigos da empresa. Coletando informações de pessoas relevantes, que devem ser obtidas por meio de pesquisas, questionamentos e entrevistas.

Uma persona é definida por quatro questionamentos:

– Quem é o seu candidato ideal?

Dar vida a essa personagem facilita seguir o processo seletivo. Comece pelas coisas básicas, como: Qual é a sua ocupação? Quantos anos de experiência ele tem? Já exerceu qual função dentro de uma empresa? Está trabalhando? Quais são seus valores? Qual é o seu estilo de trabalho?

Entre outas perguntas e caraterísticas que facilitam você criar a pessoa perfeita para a vaga. Você consegue traçar esse perfil olhando para candidatos que trabalham ou já trabalharam na sua empresa, com base em seus comportamentos e experiências.

– O que ele já fez?

Devemos traçar uma experiência para a nossa persona, assim teremos uma base nas atividades e projetos que o novo colaborador deve ter para que atenda as expectativas do novo cargo.

– Onde?

Onde o seu candidato costuma ficar muito tempo online? Por onde devemos nos comunicar com ele para apresentar a verdadeira imagem da empresa? Quais são seus pontos de interesse? Quais redes sociais ele usa?

Com isso podemos estabelecer por qual veículo de comunicação vamos atingir o nosso público alvo e a forma com que vamos abordar o diálogo referente a empresa.

– Por que?

Por qual motivo a persona gostaria de trabalhar com você? Essa é a principal questão a ser respondida. Conversando com os seus funcionários você pode ter uma visão mais ampla das vantagens de trabalhar na sua empresa.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest