Os obstáculos que envolvem a aquisição de talentos tem atravessado um caminho complicado nos últimos anos e exigido do profissional de recrutamento e seleção uma estratégia de aquisição muito mais robusta pensando não a curto prazo, mas na contribuição desse talento ao longo dos anos na empresa.
Portanto, podemos relacionar essa mudança com alguns fatores como:
- A transformação que a tecnologia trouxe para os processos seletivos e também na busca por vagas.
- Mercado cada vez mais competitivo Geração de profissionais que se arriscam e não têm medo de mudar de carreira.
- Aumento da rotatividade nas empresas que pode estar relacionado com o ambiente de trabalho, desenvolvimento profissional, novas oportunidades em um cenário competitivo, e também, com as características dos novos profissionais das gerações Y e Z.
- O segmento da sua empresa pode interferir na aquisição de talentos pela situação econômica, crise ou má reputação.
Sendo assim, o objetivo da aquisição de talentos é utilizar métodos estratégicos para qualificar a busca por colaboradores olhando para a cultura da sua empresa, o nível de satisfação dos funcionários, o desenvolvimento de futuros líderes e claro, trazer melhorias para os negócios da empresa.
Não é apenas contratar
Já parou para pensar na diferença entre recrutamento e aquisição de talentos? São duas estratégias bem diferentes. O recrutamento é amplo e é parte da aquisição de talentos, ou seja, no geral serve apenas para resolver um problema imediato, não é estratégico e provavelmente a rotatividade nessa posição continuará existindo.
Sendo assim, o profissional responsável pela aquisição de talentos deve estar preocupado com o desenvolvimento e crescimento profissional desse colaborador. E claro, trazer para empresa um talento que tenha aderência a cultura organizacional olhando também para suas habilidades sociais e não apenas nas habilidades técnicas.
Marca Empregadora
Para obter sucesso na aquisição de talentos ter uma reputação positiva como marca empregadora é essencial. Construir e manter uma boa imagem não acontece do dia para noite. O importante é que a equipe de talent aquisition e marketing trabalhem juntas na estratégia de comunicação e atração voltada para marca empregadora que envolve, a definição dos objetivos a serem alcançados, meios de comunicação utilizados e produção de conteúdo relevante para o público alvo, gerando interação e engajamento impactando os colaboradores atuais, que são fundamentais nesse processo, futuros colaboradores e o público em geral.
Veja como o marketing de conteúdo pode te auxiliar na atração dos seus processos.
Como ser mais efetivo na estratégia de aquisição de talentos
Primeiro ponto, que já citamos algumas vezes por ser realmente importante, esse profissional precisa estar conectado com a cultura organizacional, deve ter a cara e o jeito da sua empresa, e em seguida trace as competências e habilidades necessárias de acordo com cada oportunidade.
Depois da atração dos candidatos o processo seletivo deve ser estruturado entre testes, dinâmicas e entrevistas necessárias para selecionar os candidatos de maneira efetiva, independentemente da quantidade e de acordo com cada posição.
Tenha em mente também que um processo seletivo focado em diversidade deve fazer parte do objetivo de aquisição de talentos da empresa, equipes diversas são essenciais para o crescimento e desenvolvimento de uma organização.
E para analisar qual foi o retorno e efetividade das ações utilize métricas definidas no início do processo, para assim, ter um panorama do que funcionou, se os resultados foram os esperados ou superaram as expectativas, e o que mudar ou implementar nos próximos programas de aquisição de talentos.
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