7 dicas para dar feedback para estagiários

7 dicas para dar feedback positivo e eficaz para estagiários. Aprenda como colocar essa cultura em prática e ajude no desenvolvimento das pessoas estagiárias.

Dar feedback para pessoas estagiárias é uma oportunidade valiosa para ajudá-las a crescer e desenvolver suas habilidades profissionais. Como pessoa supervisora ou líder de uma equipe de pessoas estagiárias, é importante dar feedback efetivo que ajude a equipe a aprender e melhorar. Aqui estão algumas dicas úteis para dar feedback de maneira eficaz e positiva para pessoas estagiárias.

Crie um ambiente de abertura:

É importante criar um ambiente aberto e receptivo para que as pessoas estagiárias se sintam à vontade para receber feedback. Certifique-se de que elas saibam que o feedback é uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento, e não um julgamento. Encoraje-as a fazer perguntas e a discutir seus pontos de vista sobre o feedback. Criar esse ambiente diverso e inclusivo é fundamental para uma boa relação com as pessoas estagiárias.

Seja específico:

Ao dar feedback, seja específico sobre o que foi bem-sucedido e o que precisa ser melhorado. Em vez de dizer “bom trabalho”, explique o que exatamente a pessoa fez de bom e como isso pode ser aplicado em projetos futuros. De maneira semelhante, se houver áreas que precisam ser melhoradas, forneça exemplos específicos de comportamentos ou tarefas que precisam ser trabalhadas.

Forneça feedback regularmente:

É importante fornecer feedback regularmente para que as pessoas estagiárias tenham a oportunidade de implementar as sugestões de melhoria ao longo do tempo. Ao invés de fornecer feedback apenas uma vez ao final do estágio, tente fazer sessões de feedback regularmente para discutir o desempenho delas e oferecer conselhos.

Seja oportuno

Forneça feedback o mais próximo possível do evento que gerou a necessidade do feedback. Por exemplo, se uma pessoa estagiária fez uma apresentação, é importante dar feedback logo após a apresentação, enquanto a informação ainda está fresca em sua mente. Isso permite que os estagiários corrijam erros e melhorem antes de trabalhos futuros.

Mantenha um tom positivo

O tom e a escolha de palavras que você utiliza ao dar feedback são extremamente importantes. Certifique-se de que seu tom de voz e escolha de palavras transmitem um sentimento positivo e de encorajamento. Isso ajudará a evitar que o feedback pareça crítico ou ataque pessoal.

Forneça oportunidades para desenvolvimento

Além de conceder feedback, forneça oportunidades para os estagiários desenvolverem suas habilidades profissionais. Isso pode incluir treinamentos, projetos desafiadores e oportunidades de mentoria. Ao fazer isso, você estará ajudando-os a aplicar o feedback e a crescer em suas funções.

Reconheça e aprecie o trabalho

Finalmente, reconheça e aprecie o trabalho dos estagiários. Agradecer e valorizar a equipe pode ser tão importante quanto dar feedback construtivo. Demonstre sua gratidão e ofereça palavras de encorajamento e reconhecimento pelo trabalho bem-feito.

Implementar a cultura de feedback na empresa é fundamental, principalmente, para pessoas estagiárias. O WallJobs tem criado uma cultura de 1:1 (reunião one-on-one) com toda a equipe para entender, acolher e auxiliar essas pessoas no processo de crescimento profissional. 

Conheça mais sobre nossa cultura, nossos valores e nossa missão como facilitadora dos seus processos de integração de pessoas estagiárias. Agende uma demonstração conosco. Vamos te apresentar soluções para desburocratizar sua área de Recursos Humanos!

7 dicas para dar feedback para estagiários