O que você precisa saber sobre Lei do Estágio

Leia aqui tudo o que você precisa saber sobre a Lei do Estágio. Veja agora nosso material exclusivo com dicas para o sua integração de pessoas estagiárias.

A Lei do Estágio, também conhecida como Lei nº 11.788 / 2008, regulamenta o estágio de estudantes de ensino superior, médio, técnico e profissionalizante. 

Mas, além de regulamentar, a Lei do Estágio promove a proteção dos direitos dos estudantes durante o período de estágio, assegurando condições adequadas e seguras para o estudante e proporcionando uma boa oportunidade de aprendizado e desenvolvimento profissional.

A importância da Lei do Estágio:

Um ponto muito importante a respeito da Lei do Estágio é que ela estabelece que as pessoas estagiárias devem ser isentas de qualquer tipo de discriminação e possuir as mesmas condições e direitos do restante da equipe de colaboração da empresa. 

Isso inclui acesso a treinamentos, cursos e programas de desenvolvimento, além de possuir direito a férias. A Lei do Estágio não prevê licença-maternidade e paternidade. Contudo, é importante que haja um acordo entre as partes para que a pessoa estagiária tenha esse direito.

É importante destacar que a carga horária máxima para pessoas estagiárias é de 6 horas diárias e 30 horas semanais. O pagamento de bolsa-auxílio é obrigatório, além do vale-transporte. E, o estágio também não pode ultrapassar a duração de 2 anos para estudantes de ensino superior e técnico e 1 ano para estudantes do ensino médio.

Além disso, a Lei do Estágio também prevê a possibilidade da pessoa estagiária ser contratada pela empresa depois da finalização do estágio, desde que atenda aos requisitos legais e esteja de acordo com as necessidades da empresa.

O que a Lei do Estágio garante?

A Lei do Estágio é fundamental para garantir a proteção dos direitos dos estudantes durante o período de estágio, além de contribuir para a formação de profissionais competentes e preparados para o mercado de trabalho. 

É importante que tanto os estudantes quanto as empresas estejam cientes das suas obrigações e direitos previstos pela Lei, para garantir uma relação de trabalho saudável e produtiva.

Por que devemos estar em conformidade com a Lei do Estágio?

Se atentar à Lei do Estágio é fundamental para a integração de novas pessoas estagiárias. Estar em conformidade com a Lei é imprescindível para a segurança e clareza do processo. Por isso, é muito importante enxergar todos os detalhes de cada etapa da integração.

Pensando nisso, o WallJobs criou um guia exclusivo com tudo que você precisa saber sobre a Lei do Estágio! Nele, você vai encontrar dicas de como estar em conformidade com a Lei do Estágio na hora de integrar pessoas estagiárias!

Sabemos que é um processo difícil e, por isso, é importante enxergar todos os pontos principais, diferenças e semelhanças de um contrato comum e quais os benefícios para a pessoa estagiária e a empresa.

Para acessar o conteúdo exclusivo e gratuito, clique aqui. Esperamos que esse material ajude você na hora de fazer seu processo de integração.

O que você precisa saber sobre Lei do Estágio