No último Clube do RH de 2021, realizado na quinta-feira passada (25/11), abordamos o tema “Como criar um Programa de Estágio eficiente para sua empresa” com os profissionais de RH de empresas experts no assunto: Cia de Talentos, Grupo Boticário, AlmapBBDO e Villares Metals.
Como apresentado pelo nosso CEO Alexandre Sande, o principal objetivo foi mostrar que um programa de estágio pode ser estruturado de forma que atenda as necessidades de pequenas e médias empresas, traçando uma meta e contando com um sentido de colaboração. Partindo disso, alguns tópicos foram levantados:
| A importância dos Programas de Estágio;
| O processo de planejamento e organização de um Programa de Estágio;
| Estratégias de Employer Branding num Programa de Estágio para grandes e pequenas empresas;
| Monitoramento dos resultados do Programa de Estágio;
| Boas práticas e cases de sucesso de Programas de Estágio.
Nossos convidados compartilharam suas experiências e trouxeram muitas dicas para quem está querendo implementar um programa de estágio em sua empresa. Confira abaixo os melhores momentos:
“Em nossa pesquisa Carreira dos Sonhos, descobrimos que, nos últimos 10 anos, o motivo pelo qual os jovens escolhem uma empresa para trabalhar é a possibilidade de desenvolvimento. Então, se eu quero criar um programa de estágio, ter uma trilha de desenvolvimento é uma das chaves do sucesso. Às vezes, basta apresentar alguns skills básicos para que esse jovem consiga transitar bem dentro da organização.” – Juliana Nascimento, Diretora de Desenvolvimento e Carreira da Cia de Talentos.
“Nosso objetivo é formar novos talentos tanto para a Almap quanto para o mercado de publicidade. Esses jovens querem experienciar. O que conta mais é o aprendizado, o sentimento de conexão com o propósito pessoal e a autonomia.” – Mônica Kamimura, Head de Pessoas da AlmapBBDO.
“O estágio é para aprender. Então, você tem que estar disposto a fazer uma troca. Sempre costumo falar e isso vale para qualquer organização: hoje em dia, o trabalho não é mais sobre o talento precisar de um emprego e a empresa oferecer uma vaga, mas sim sobre a troca positiva que vocês vão ter.” – Carla De Bastiani, Analista de Programas Corporativos do Grupo Boticário.
“Uma dica importante também é o treinamento dos tutores. Para quem vai começar, muitas vezes, o gestor ou analista sênior vai lidar mais com algum efetivo, alguém que já tenha experiência. Logo, é preciso ter um outro formato de cobrança, ter um zelo e criar condições adequadas para o estagiário performar e entregar.” – Luciano Krüger, HR Business Partner da Villares Metals.
Se perdeu a live ou deseja ver novamente, assista ao vídeo abaixo:
Até a próxima edição!