Buscar novos conhecimentos e manter-se atento às novidades da área de RH são fatores importantes para ajudar o profissional a crescer na carreira. A leitura é definitivamente o melhor caminho para atingir esse objetivo e deve se tornar um hábito diário.
Neste post, separamos 3 livros que todo profissional de RH deve ler para se destacar no mercado de trabalho. Continue acompanhando!
1) Gestão de Pessoas – Um novo papel de Recursos Humanos nas Organizações, de Idalberto Chiavenato
Para além da administração dos recursos humanos: a gestão do talento. De forma didática, Gestão de Pessoas – O Novo Papel da Gestão do Talento Humano, de Idalberto Chiavenato, apresenta os novos horizontes e as desafiadoras tendências que se abrem para o futuro próximo nessa área.
Considerado texto obrigatório para programas de treinamento e desenvolvimento de executivos que desejam ser gestores de pessoas, este livro ainda traz acesso à Sala de Aula Virtual do professor Idalberto Chiavenato, uma ferramenta que reúne diversos recursos, como vídeos do autor, atividades para debate, textos para reflexão e casos para discussão, além de quizzes, mapas mentais e um glossário interativo.
2) Planejamento de Recursos Humanos, de Maria Diva da Salete Lucena
O risco de obsolescência das pessoas e das instituições e a falta de controle do ambiente são as grandes ameaças das empresas contemporâneas.
Executivos de primeiro escalão, proprietários de organizações e profissionais de Recursos Humanos precisam encontrar rapidamente respostas para três perguntas cruciais: 1 Onde estamos?; 2 Para onde queremos ir?; 3 Temos pessoal motivado e preparado para conduzir a empresa amanhã?
Este livro desafia os leitores a tomarem atitudes.
Contudo, não se limita a propor questões, indicando caminhos que o profissional de Recursos Humanos pode trilhar através de ensinamento e técnicas de eficácia comprovada.
A autora conclui que as organizações precisam manter a flexibilidade para enfrentar o dinamismo tecnológico, social e econômico moderno.
Além disso, torna-se inevitável que as estruturas burocráticas sejam substituídas por sistemas que permitam constantes redesenho de estratégias.
Estas estratégias visariam atingir os três objetivos básicos: resultados empresariais (lucro e sobrevivência), contribuição social ao ambiente e manutenção de alta motivação em todos os setores da força de trabalho.
3) Competência: a chave do desempenho, de Cecília Bergamini
Este livro explora como os recursos da competência individual podem ser um elemento importante do diferencial competitivo entre organizações congêneres.
Esse potencial interior do ser humano aliado a um certo tipo de predisposição interior consciente exige conhecimento ligado a predisposições afetivo emocionais.
Segundo o autor, cada um precisa conhecer e gostar da sua área de atuação para tornar-se competente naquilo que faz.
Indicado para profissionais de administração, especialmente da área de gestão de pessoas, bem como para executivos envolvidos em práticas relacionadas à gestão de competências nas empresas.
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