A Contratação de estagiários tem conquistado um espaço significativo nas empresas, pela energia, vontade de aprender e novas ideias que chegam junto com eles, e claro, potencial para serem futuros colaboradores estratégicos.
Porém, na hora de contratar, aparecem barreiras burocráticas que podem causar muita dor de cabeça para os responsáveis, e é nesse momento que ter um agente de integração faz toda a diferença.
Mas para começar a entender um pouco mais da importância do papel do agente integrador precisamos conhecer a lei do estágio.
O que é o estágio?
A Lei no 11.788, de 25 de setembro de 2008, define o estágio como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante. O estágio integra o itinerário formativo do educando e faz parte do projeto pedagógico do curso.
Existem o estágio obrigatório que é pré-requisito do curso, ou opcional, sendo a carga horária somada a acrescida à carga horária regular e obrigatória. E podem estagiar estudantes matriculados no ensino superior regular, técnico e ensino médio.
É a oportunidade do estudante aprender na prática o que vem estudando na faculdade, e de extrema relevância para o futuro profissional desses universitários. Lembrando que o estágio não caracteriza vínculo empregatício, não pode conflitar com o curso do estudante e deve estar dentro dos requisitos descritos na Lei (Lei nº 11.788/2008)
O que faz um agente integrador
De acordo com a Lei do estágio (Lei nº 11.788/2008), são os responsáveis por coletar informações sobre o processo de estágio e, até mesmo, direcionar um aluno para o processo seletivo.
O agente integrador é a conexão entre empresa, instituição de ensino e o aluno, atuando como auxiliar no que diz respeito a contratação do estagiário e todos os processos exigidos.
As principais funções do agente integrador são:
- Verificar com as universidades se as condições apresentadas pela empresa estão de acordo com as premissas da instituição
- Cadastramento do estudante no processo seletivo
- Garantir que o estudante está matriculado na instituição de ensino
- Acompanhamento da sua situação escolar
- Garantir que a documentação e os relatórios exigidos sejam entregues, entre eles, o relatório de atividades.
- Realizar ou indicar a contratação do seguro de vida exigido por lei
Em poucas palavras, o agente de integração auxilia a empresa em toda a parte burocrática envolvida no regime de contratação. Com esta ampla atuação ele consegue cobrir todas as etapas do processo durante o período de vigência do estágio.
Tendo este apoio especializado o dia a dia da sua empresa fica muito mais fácil. Além de eliminar o retrabalho e garantir que o estagiário iniciará suas atividades na data prevista e dentro das normas que a lei exige.