O mercado está cobrando cada vez mais que as empresa realizem suas funções e cumpram seus objetivos de maneira rápida e assertiva ao mesmo tempo. Diante desse contexto, as métricas se mostram extremamente necessárias para que ações e processos consigam ser mensurados e entendidos como positivos ou negativos ao longo de suas execuções.
O departamento de RH não se diferencia dessa situação, ou seja, o mesmo tem se mostrado aberto a métricas e formas de mensurar suas ações de maneira estratégica e objetiva. Sendo assim, é importante que o profissional que atua na empresa, se atente e entenda como está se dando o processo de Analytics dentro de seu departamento. Analytics não é apenas um conjunto de ferramentas estatística, como também é uma estrutura mental. É a estrutura lógica que reúne, organiza e interpreta os dados para a organização desenvolver o conhecimento que precisa para a empresa crescer e prosperar.
Trouxemos nesse texto dois exemplos de métricas que podem ser utilizadas durante processos seletivos para que você entenda como as mesmas funcionam:
Número de visitas às suas vagas x Candidaturas
Mensura o engajamento com a vaga, entendendo quantas pessoas da amostra visitante tiveram interesse em se candidatar.
Número de candidaturas x candidatos com o perfil
Mede dentro da amostra de candidaturas, os candidatos alinhados com o perfil requisitado pela empresa.
Com o conteúdo acima, esperamos que os departamentos de RH das empresas consigam ter mais insumos e informação para medir seus resultados.