Recrutamento e Redes Sociais: Cinco Passos Para Começar Hoje

Introdução

O recrutamento social passou de tendência moderna para tornar-se uma atividade normal, com 93% dos recrutadores já usando ou planejando usar mídias sociais como uma parte natural dos seus processos de contratação. Mas e se você fizer parte desses 7% que ainda não possuem esse processo estabelecido? E se você for um daqueles que quer começar, mas não sabe como? Então esse artigo é para você! Compilamos uma lista com cinco passos fundamentais para que qualquer recrutador possa seguir e se aventurar no mundo das mídias sociais de maneira mais fácil e rápida– incluindo por onde começar, quem seguir, como e quando postar e o que fazer uma vez que você encontra bons candidatos. Siga esses passos e você estará no caminho certo para o sucesso no recrutamento social.

Porque o recrutamento social é importante

Antes de pular dentro do mundo de recrutamento social você deve ter em mente que tipo de benefício você quer tirar disso. Definir esse benefício, ou objetivo, irá moldar a forma como você se comporta nas redes como, por exemplo, o que você vai compartilhar online e como você medirá o seu sucesso. Veja abaixo alguns dos melhores benefícios que você pode alcançar:

  • Muito além de encontrar talentos, o recrutamento social também ajuda a encontrar talentos melhores. De acordo com uma pesquisa recente, 73% dos recrutadores realizaram contratações bem-sucedidas por meio das mídias sociais e 59% dos recrutadores acreditam que os candidatos encontrados através das mesmas permitem que você rapidamente identifique e se conecte com pessoas que já possuem interesses em comum com sua empresa e as habilidades que você procura.
  • Recrutamento social economiza dinheiro. Muito provavelmente você já sabe que “job boards” e agências drenam o orçamento rapidamente. Postar e compartilhar descrições de empregos em diversas mídias sociais, por outro lado, é completamente grátis. Ademais, dado o poder viral das mídias sociais seu alcance aumenta exponencialmente sem custos adicionais.
  • Recrutamento social ajuda a construir e sustentar uma marca empregadora sólida. A imagem da sua marca empregadora é essencial para atrair e manter os candidatos com o melhor desempenho. Hoje nada promove uma visão mais clara de quem você é e no que acredita do que mídias sociais. As mensagens que você manda por meio das mídias sociais são incrivelmente efetivas no engajamento até mesmo candidatos passivos. Ou seja, você pode tornar-se mais reconhecido como um em empregador com valores importantes, uma empresa para quem vale a pena trabalhar.
  • Você sabia? 33% dos recrutadores não gastam um centavo em recrutamento social e que 41% gastam entre 1 e 999 dólares por mês.

 

Cinco passos fundamentais para começar

 

#1 Conecte-se onde importa

Uma pergunta natural ao planejar o recrutamento social é “Que mídias sociais eu deveria usar?” Felizmente, dados apontam claramente para as três maiores: Facebook, Twitter e LinkedIn. Cada uma possui seus próprios méritos, então é importante saber o que esperar de cada uma. Veja abaixo o que fazer em relação a cada uma delas:

 

Facebook

Com mais de 1.4 bilhões de usuários, o Facebook é crucial para manter-se conectado hoje em dia. Pessoas que estão ativamente procurando emprego e até mesmo candidatos passivos usam o Facebook para ver o que seus amigos e conhecidos estão fazendo. Além disso, esses possíveis candidatos também estão pesquisando sobre as empresas. A verdade é que 67% das pessoas que estão procurando emprego usam o Facebook como uma ferramenta de pesquisa (mais do que qualquer outra mídia social). Recrutadores, portanto, precisam satisfazer a demanda de informação providenciando atualizações frequentes sobre a cultura da empresa, atividades culturais e oportunidades de emprego.

  • Dica: Crie uma página de carreira. Note que essa não é a página corporativa de sua empresa. A página de carreira deve focar na demonstração da sua marca empregadora com postagens sobre como é o dia a dia dos funcionários da sua empresa e os tipos de candidatos que mais contribuem para seu time. Você também deve garantir que candidatos interessados tenham certa facilidade para encontrar as vagas disponíveis, conseguindo acessar o link de candidatura inclusive através do Facebook.

 

Twitter

O Twitter é uma rede social bastante única, no sentido que ela não permite que os usuários façam posts muito grandes. No twitter, os posts são conhecidos como ‘tuítes’ e não podem exceder o limite de 280 caracteres. As vantagens do Twitter incluem a facilidade de seu uso e a velocidade com a qual as pessoas podem encontrar itens de seu interesse – predominantemente através do uso da hashtag (#) junto a uma palavras-chave. O Twitter vem logo depois do facebook como uma das mídias sociais mais usadas por pessoas que estão procurando emprego, o que a torna um local ideal para recrutadores manterem sua marca empregadora visível e postar vagas em aberto.

  • Dica: Crie uma conta de carreira. Mais uma vez, essa deve estar separada da conta de sua empresa. Por exemplo: ao invés de ser @WallJobs, seria @WallJobsCarreiras. Isso permite que as pessoas sigam a conta especificamente pelo interesse na aberturas de vagas e na cultura da empresa. Ao mesmo tempo, isso garante que as notícias e novidades de sua empresa que não sejam relacionadas a carreiras não fiquem perdidas no meio de um tsunami de vagas.
  • Dica: Ganhe afinidade com as hashtags. Presumindo que você saiba o que torna a sua empresa um lugar incrível para trabalhar e saiba quais candidatos você está procurando, comece o “brainstorming” de hashtags que chamarão a atenção dos melhores talentos.

 

LinkedIn

O LinkedIn é a mídia social mais usada pelos recrutadores uma vez que seu foco é construir conexões entre profissionais e empregadores. Ao contrário das outras mídias sociais, o LinkedIn quer que você, recrutador, utilize seu próprio perfil para se conectar aos usuários (possíveis candidatos). Por outro lado, os perfis dos usuários são como currículos vivos e dinâmicos usados para promover suas qualificações e experiências– os recrutadores também enfatizam suas próprias habilidades e o tipo de candidatos que estão procurando contratar.

Ao mesmo tempo, empresas também precisam de uma página no LinkedIn. Isso tem vários propósitos. Primeiro, as pessoas que trabalham na sua empresa podem conectar seus perfis à página da sua empresa para validar seu emprego e a sua empresa. Segundo, qualquer interessado em sua empresa pode seguir sua página para manter-se atualizado com sua cultura empresarial e com aberturas de oportunidades na empresa. De acordo com o LinkedIn 71% dos seguidores de sua página estão interessados em trabalhar para sua empresa – logo, sua página é o local ideal para gerenciar e entender sua influência sobre os talentos que você procura.

  • Dica: Crie seu perfil de usuário. Geralmente essa é a primeira interação de um candidato com a sua empresa no LinkedIn. Sendo assim, seu perfil precisa chamar a atenção e ser inspirador. Lembre-se que esse perfil é sobre você – seus feitos, cerificados que possui e o tipo de time que está tentando criar.
  • Dica: Crie a página de sua empresa. Diferente do seu perfil de usuário, a página da sua empresa deve ser criada e gerenciada de acordo com o estilo específico de sua empresa e deve agir como um centro de comunicações para todas as noticias importantes, aberturas de vagas, demonstrações do pensamento da liderança, etc. Todos esses itens são essenciais para sua marca empregadora.

 

#2 Siga e seja seguido (seguir e ser seguido, eis a questão)

Uma vez que você criou suas contas nas principais redes sociais é hora de fazer conexões. Você quer que os candidatos se conectem com você e, em contrapartida, você também tem que conectar com outros. Mas por onde começar?

Conecte-se com seus contatos

Nas três principais mídias sociais, importar seus contatos do e-mail é extremamente fácil. Basicamente, você autoriza a rede social escolhida a se conectar com o banco de dados do seu e-mail e então ela “scaneia” os e-mails de seus contatos e compara com seu próprio banco de dados para ver quais deles estão atrelados a ela. Você pode, então, manualmente selecionar os contatos que você quer seguir ou com os quais você deseja se conectar. (Há também funções de auto conexão, mas cuidado, pois às vezes o convite pode ser mandado para qualquer um que já lhe mandou um e-mail). De forma geral, quanto mais pessoas você seguir ou se conectar mais pessoas vão te seguir ou se conectar com você em troca.

Encontre os maiores influenciadores do seu segmento ou área e siga-os

“Influenciador” é um termo usado para definir pessoas ou empresas que se tornaram reconhecidas como relevantes ou especialistas em uma indústria ou tópico especifico. Esse status, enquanto não permanente, é geralmente dado àqueles que postam frequentemente, interagem com seus seguidores (dos quais eles possuem muitos!) e oferecem insights relevantes e atuais sobre assuntos importantes. Você obviamente quer se encontrar lá em cima com esses especialistas e um dos melhores jeitos de fazer isso é estar consciente do que eles estão dizendo, como eles se sentem em relação a certos tópicos e como eles apresentam suas próprias (marca/imagem) de contratação. Pense nisso como uma junção entre avaliar a competição e formar alianças.

  • Use o LinkedIn Pulse para encontrar influenciadores com maior facilidade.
  • O Twitter também é bem direto em relação a seguir as contas mais populares. Sugestões de quem seguir aparecem com frequência enquanto você navega. Você também pode procurar os tópicos e usuários que estão em destaque através do uso de uma hashtag. Há também um grande número de outras ferramentas online para te ajudar a encontrar influenciadores.

 

Não esqueça seus funcionários

Quando estiver procurando pessoas para se conectar faça questão que seus funcionários atuais já te sigam. Voltaremos a esse tópico mais tarde, mas como você já sabe recomendações de funcionários valem ouro para os recrutadores e o objetivo principal do uso de mídias sociais é construir exponencialmente sua base de seguidores para aumentar o alcance de seus esforços de recrutamento. Quando você conecta com seus empregados você ganha em troca o poder de todas as conexões deles.


#3 Planeje um calendário de editoriais

Ao mesmo tempo que as conexões são incrivelmente importantes nas mídias sociais, elas são inúteis se você não tem nada a compartilhar com elas. É aqui que as postagens entram. Mas o que postar? Onde? Quando?

Planeje com antecedência

Revistas criam calendários de editoriais com meses de antecedência para determinar o que suas próximas edições irão cobrir. Da mesma forma você deve criar uma estratégia editorial para aquilo que você deseja compartilhar com suas conexões sociais e quando você planeja fazer isso.

Claro que alguns tipos de postagens serão mais frequentes do que outras – como aberturas de vagas. Outros tipos de postagens devem ter como objetivo gerar interesse e engajar seus seguidores. Esses provavelmente incluirão links para postagens em blogs relacionados à sua cultura de trabalho, notícias sobre a indústria e qualquer outra coisa que promova a liderança da sua empresa em seu mercado. Tenha cuidado para não postar com muita frequência pois corre o risco de saturar a concentração dos seus seguidores. Ao mesmo tempo, não ache que você tem que ser completamente seco e direto o tempo inteiro. Um dos seus objetivos é mostrar sua marca empregadora e como é o dia-a-dia em sua empresa, então use recursos visuais – fotos, vídeos, memes, etc. – de vez em quando para que as pessoas continuem interagindo com você. Esses são os tipos de postagens que são compartilhadas com maior frequência.

 

Automatize para facilitar

Se você estava esperando encontrar o guia magico que detalha exatamente com que frequência você deveria postar no Facebook, Twitter e LinkedIn, nos desculpamos por te desapontar. Não há uma resposta definitiva, mas especialistas concordam que há um meio termo entre postar demais e não postar o suficiente – e a chave para encontrar esse meio termo vem com tempo, tentativa e monitoramento da sua estratégia.

Felizmente há várias ferramentas de automatização que podem facilitar sua vida quando se trata de recrutamento social – então não se sinta sobrecarregado com as responsabilidades e atualizações. Procure soluções na tecnologia para te ajudar:

  • Planeje postagens automáticas das vagas disponíveis em todas as mídias sociais principais.
  • Tenha estatísticas e dados medindo seu engajamento para saber quais postagens e mídias sociais tem o maior valor.

Entenda o tipo de postagens que ajudam a converter possíveis interessados em candidatos de forma mais efetiva.


#4 Saiba o que fazer ao encontrar bons candidatos

Você está entrando no mundo do recrutamento social pois está tentando conseguir que os melhores talentos se candidatem a vagas em sua empresa. Vamos supor que isso esteja funcionando e que sua pilha de currículos aumente exponencialmente. O que fazer agora?

 

Traga-os para o funil

Recrutadores têm funis da mesma forma que marqueteiros e vendedores. No topo estão os candidatos iniciais e conforme eles descem pelo funil você fica no final apenas com os melhores. O problema que muitas empresas têm com o recrutamento social, porém, é entender como eliminar a dissociação entre a “propaganda”: (ex. mídias sociais) e o funil em si. Você precisa de um plano para direcionar perfeitamente seus seguidores interessados e engajados até o processo de contratação onde você pode conectar-se com eles de outras formar e mantê-los em sua rede de contatos.

 

A tecnologia pode ajudar

Mais uma vez, soluções tecnológicas estão disponíveis para ajudar você a consertar essa desconexão.

  • Se você já possui uma ferramenta de administração de relacionamentos com candidatos, você pode alimentar seus dados sociais ao sistema de forma automática e direta.
  • Você também deve procurar assegurar uma transição tranquila entre as interações nas mídias sociais via celular e seu processo de inscrição. Procure ferramentas que te ajudem a criar um site de carreiras mobile friendly e que ainda alimente os seus sistemas de recrutamento.

 

Conte com a ajuda de seus funcionários

Você está nas mídias sociais e se conectando – mas não seria nada mal ter mais pessoas ao seu lado. Então o que você pode fazer para juntar o recrutamento social e o poder de seus trabalhadores?

 

Estimule indicações

A beleza do recrutamento social, como dito anteriormente, é a facilidade que o mesmo tem de te conectar com as mídias sociais de todas as suas conexões. As pessoas que trabalham com você, ou para você, são pessoas que você já analisou, e há uma grande probabilidade de seus amigos serem similares a eles em questão de personalidade, ética trabalhista e até nível de habilidade. Logo, não é surpreendente que indicações de funcionários sejam a maior fonte de novas contratações. Faça questão de sempre encorajar os funcionários da sua empresa a curtir e compartilhar suas publicações. Além disso, procure integrar incentivos em seu programa de indicações de novos funcionários para que esse processo se torne vantajoso para ambas as partes.

E mais uma vez… use as ferramentas certas

O sucesso de qualquer indicação dos funcionários geralmente depende da habilidade de manter o processo simples para as pessoas. Ninguém vai repetidamente parar o que está fazendo para te ajudar nos seus processos de contratação se você pedir mais do que somente um clique – e as mídias sociais deixam tudo muito mais fácil se você sabe a maneira correta de acompanhar as melhores recomendações. Procure ferramentas que te ajudam a medir o sucesso do seu programa de indicações e ligar os candidatos às suas respectivas mídias sociais – e aos funcionários que os trouxeram até você.

Próximos passos

Esperamos que esses passos te ajudem a trilhar um caminho relativamente fácil para começar seus processos de recrutamento nas mídias sociais. Conforme você progredir, haverá mais formas de usar o Twitter, Facebook e o LinkedIn – como examinar seus candidatos e checar suas referências. Há também outras mídias sociais que estão crescendo no meio de recrutamento social como o Instagram e o Pinterest. Mas o melhor é começar com calma. Seu objetivo no momento deve ser estabelecer sua presença e entender como postar, responder e seguir.

Com esses cinco passos e a ajuda da tecnologia certa você pode se tornar um grande recrutador no meio social.

 


O conteúdo desse texto foi criado pela Jobvite e traduzido pelo WallJobs.

Recrutamento e Redes Sociais: Cinco Passos Para Começar Hoje