A geração millennials (jovens de 18 a 34 anos), está ávida por se expressar e participar das decisões tanto no ambiente acadêmico quanto no mundo corporativo.
São pessoas com opinião própria, bem informados devido ao grande volume de informações que a internet traz no momento em que eles começam a nascer até o tempo presente.
Que a geração mencionada existe e faz barulho, isso muitos de nós já sabemos, entretanto, para as empresas, diretores e para os executivos de RH, essa é uma surpresa um tanto quanto incômoda, e uma nova realidade que não pode ser ignorada.
“Os jovens têm acesso à informação, portanto, não ficam satisfeitos em receber ordens. Precisam saber por que estão fazendo determinada tarefa e aonde ela levará”. Mariana Guerra, vice-presidente de RH para a América Latina na consultoria ADP em entrevista para a revista Exame.
O desconhecimento dos valores e motivações dessa nova geração que tem como característica, a liberdade e o sonho de empreender, pode se transformar em uma espécie de choque cultural, mas que é rapidamente dissolvido quando há interesse por parte dos gestores e dos departamentos de gerenciamento de pessoas no entender o que está acontecendo e a partir disso, tentar se re-adequar.
Tudo muda o tempo todo no mundo, como diz a canção. Estar atento aos sinais que as gerações nos dão, ao chamado Zeitgeist, ou espírito do tempo, é imprescindível.
A geração millennials, tem como características, a gana, a contestação, vasto repertório para se expressar, e o ímpeto de questionar. Essas facetas podem ser canalizadas para o bem de uma empresa.
Quem souber ouvi-los nas reuniões, dar asas à imaginação dessa geração, e entender melhor a função de cada cargo no mercado atual, tem grandes chances de construir uma equipe forte, criativa e destemida.
Saiba mais sobre o mercado de trabalho visitando sempre nosso site. E para sua empresa ter como agente integrador e espaço de divulgação de vagas, uma plataforma que realmente funciona, acesse nosso site e cadastre-se no Wall Jobs clicando aqui.