A prática do trabalho remoto não é algo novo, muitas empresas já adotam a algum tempo o home office como parte da cultura da organização. E, recentemente, com o avanço do Coronavírus (Covid -19) no Brasil e a necessidade de se conter o vírus que se espalha rapidamente, muitas empresas no início desta semana adotaram, por tempo indeterminado, o home office. 

As empresas têm papel importante no gerenciamento de crises como esta na saúde pública, sendo uma das recomendações do Ministério Público do Trabalho, a flexibilidade na jornada.

Sabemos que a tecnologia é a principal responsável por possibilitar o trabalho remoto e que boas práticas nesse período em casa são fundamentais para manter o rendimento e saber separar o trabalho da sua rotina fora dele.

Quando se tem uma equipe para gerir a responsabilidade aumenta e, não é só o gerenciamento do seu tempo e tarefas, mas o de garantir também a comunicação, realização e andamento dos projetos e o bem estar de toda sua equipe. 

Se esta é a sua primeira experiência gerindo sua equipe à distância, ou mesmo que sua empresa e equipe já estejam habituados a este modelo de trabalho, aí vai uma pergunta: 

Você conhece bem a sua equipe?

Mas conhecer mesmo, cada um deles, a maneira de trabalhar, como é a comunicação entre vocês e como é a vida de cada um. Claro que, conhecer muito bem a equipe, está diretamente ligado ao entrosamento e confiança que, se conquista com o tempo, mas um líder precisa ter a sensibilidade e o interesse por eles desde o princípio. 

O ser humano é um tanto complexo e as relações são mais complexas ainda, por esse motivo, conhecer os pensamentos, as ideias, emoções são tão importantes para construir essa relação de confiança e companheirismo, que são essenciais para uma situação de home office na qual estamos, sem previsão de retorno.

Planejamento

Seja no escritório, em casa, ou no cliente, planejamento é mais que obrigatório em qualquer área. É nesse momento que as ferramentas de gerenciamento de controle e planejamento fazem toda diferença, principalmente na situação onde toda a equipe trabalha remoto. 

Ferramentas como Trello e Evernote, ajudam no planejamento, execução e gestão de tempo individual e da equipe.

Comunicação é tudo

Lembra daquela história de conhecer sua equipe? Então, ela interfere diretamente na comunicação entre vocês. Com qual frequência vocês alinham as atividades da semana? Preferem fazer pequenas reuniões diárias de 15 minutos, ou uma no final da semana para analisar o que foi feito, não feito e porquê? Ou começar a semana com um café da manhã para definir as atividades e prioridades?

Não importa como acontece, o que realmente faz diferença é saber qual modelo funciona para sua equipe e para você gestor e, que seja aplicada, tanto na empresa quanto em uma situação de home office parcial ou completa da equipe.

Para que essa comunicação aconteça também existem diversas ferramentas como Zoom, Hangout, Skype entre outras, mas o importante é conversar com sua equipe e definir qual a melhor ferramenta. Priorize reuniões por videoconferência, olhar para o outro evita interpretações erradas. 

Manter a rotina e cuidar da qualidade de vida

Essas duas práticas aqui devem ser realizadas por todas as pessoas que estão trabalhando de maneira remota. Mantenham uma rotina, evitem ficar na cama de pijama o dia todo com o computador no colo, saiam do quarto, essa atitude ajuda a espantar a preguiça e também se manter confiante. 

Respeite também suas pausas, seu momento de descanso e o horário do almoço. É importante se alimentar bem, beber muita água, levantar da mesa de vez em quando e caminhar. Muitas vezes ficamos tão concentrados e pendentes de alguma atividade que esquecemos de pensar na qualidade de vida que deve existir seja em casa ou no escritório. 

Paciência 

Toda essa mudança, preocupação com a saúde em um cenário cada vez mais incerto traz insegurança e  nesse momento é preciso ter paciência e mais do que nunca empatia. Como líder, esteja disponível para qualquer dúvida, angústia e mantenha uma comunicação aberta com sua equipe. 

Passar segurança e mantê-los informados da evolução da pandemia, falar sobre como será o trabalho remoto, expectativas e projeções a curto prazo. 

Todos temos um papel fundamental no meio dessa pandemia, nossas atitudes e o cumprimento das medidas para conter a proliferação do vírus serão decisivas para conseguirmos vencer essa batalha. 

Conheça o WallJobs

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here