Como a pré-seleção pode apoiar seu processo seletivo

Saiba como a pré-seleção pode ajudar a encontrar os candidatos certos para sua vaga

Nós sabemos o quanto é desafiador realizar um processo seletivo, desde a atração dos candidatos à condução do processo, os testes e entrevistas. Seja ele um programa de estágio ou trainee à vagas pontuais, sabemos que muitas vezes a dificuldade não está em atrair, e sim conseguir candidatos no perfil para vaga.

É nessa etapa que a pré-seleção pode ser decisiva no seu processo entregando candidatos que tenham maior fit com a vaga, de acordo com o perfil que seja mais adequado para a oportunidade podendo ser aplicada em qualquer processo seletivo independentemente do tamanho.

É possível realizar esse trabalho tanto internamente quando terceiriza-lo para empresas como o WallJobs, que oferece, dentre muitos outros serviços, a pré-seleção de candidatos para seus parceiros.  

E são várias as vantagens em contratar uma empresa com essa expertise, mas podemos destacar principalmente a possibilidade do RH conseguir conduzir outras demandas do processo, pois a pré-seleção é trabalhosa e demanda muito tempo.

Confira o passo a passo da pré seleção e onde ela se encaixa nos processos seletivos.

A pré-seleção

Antes de qualquer ação é necessário alinhar o perfil seja por vaga ou para um programa. É extremamente importante gestores e recursos humanos terem bem claro quais habilidades técnicas são necessárias para execução das tarefas, e também, quais habilidades de relacionamento (soft skills) são esperadas.

Após esse alinhamento interno, no caso de outra empresa realizá-lo, o perfil é analisado pelo profissional que fará a pré-seleção. Assim, a probabilidade de ruídos e confusões durante o processo é mínima.

Atração & Seleção

A atração dos candidatos também é parte fundamental para garantir o sucesso do processo, e somente após alinhar o perfil, é possível realizar uma comunicação segmentada e mais assertiva. A divulgação pode ser feita de forma online, utilizando as redes sociais e outros meios como e-mail marketing, e também de maneira off-line, com uma comunicação e contato direto com as universidades.

Ir até onde o jovem está e levar informação para os alunos sobre as oportunidades é um trabalho muito importante, e sabendo disso, nós do WallJobs estamos presentes em diversas universidades e feiras de carreira.

Feedback

Parte fundamental de qualquer vaga é o feedback, muitas das frustrações dos candidatos está diretamente relacionada com o fato de que muitas vezes a demora no feedback é muito grande, ou quando não, nem um retorno recebem.

E quando realizamos uma pré-seleção durante um processo seletivo, garantimos que todos os participantes recebam feedback nas etapas de entrevistas.

Case de sucesso

Recentemente realizamos o processo seletivo de uma grande empresa especializada na gestão de redes de autoatendimento bancário. O programa de estágio abrangia as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, totalizando 34 vagas para diversas áreas como tecnologia e inovação, marketing, engenharia entre outras.

Todas as vagas foram divulgadas e gerenciadas através da plataforma do WallJobs, e conduzidas pela nossa equipe junto com a empresa.

Nossa equipe entrou em contato com os candidatos pré-selecionados que posteriormente passaram por entrevistas via vídeo. A análise foi feita diretamente na plataforma e realizada pelo RH e gestores de cada área selecionando para entrevistas ou testes caso necessário.

Todos os candidatos receberam feedback negativo.

Leita também: Como reter jovens talentos

Como a pré-seleção pode apoiar seu processo seletivo