Como escolher o candidato ideal para sua vaga de estágio ?

Escolher o estagiário ideal vai muito além de selecionar um candidato que cursou uma boa faculdade ou possui referências em escolas conceituadas. Por isso, o selecionador deve ficar atento a outros pontos que indicam o potencial do estudante, para melhor aproveitamento da empresa e do novo estagiário.

É possível perceber se o profissional é capacitado ou não mesmo sem experiência profissional comprovada. Observando algumas atitudes do profissional e o perfil do candidato é possível garantir uma escolha de sucesso, o que é extremamente importante para a empresa e o início da carreira. Isso porque, sendo assertivo, tanto o estagiário como a empresa irão se beneficiar. A organização otimiza o seu tempo e custos e o novo estagiário inicia sua trajetória profissional de acordo com seu perfil e objetivos.

Entenda como é possível conseguir escolher o candidato que mais se encaixa em determinada vaga na sua empresa.

Esclareça as expectativas

Antes de iniciar o processo de seleção de candidatos é necessário que o gestor responsável entenda qual será o papel e o objetivo desejado deste novo estagiário. Para que isso fique claro, é importante que o gestor trace um perfil organizacional, isso quer dizer que o profissional que atuará diretamente com o estagiário deve, em conjunto com a empresa, montar um perfil profissional para o estudante que vai ocupar a vaga.

Dessa forma, a empresa consegue identificar qual, ou quais estudantes atendem aos critérios pré-definidos.

Observe o nível de interesse

Durante o processo seletivo observe qual o nível de interesse do estagiário em relação a organização. Avaliando essa questão o recrutador consegue visualizar qual estudante possui mais interesse em fazer parte da equipe, e qual a visão que o jovem tem sobre a empresa.

Essa atitude pode parecer um pouco irrelevante para muitas empresas. Porém, o estudante que já demonstra esse tipo de interesse mostra a organização sobre o seu comprometimento, pois investiu tempo para realizar uma pesquisa e se preparar para o processo seletivo.

Habilidades indispensáveis

Questionar o aluno sobre suas matérias preferidas e suas habilidades como: criatividade, lógica, leitura, entre outras, é fundamental na hora de selecionar o candidato ideal. Isso porque elas denotam os assuntos, temas e atividades que o novo colaborador terá mais afinidade e interesse em desenvolver facilidade ou dificuldade em executar.

Observe os cursos complementares que o candidato realizou e quais ele mais gostou e conseguiu implementar durante o curso. Isso mostrará o que o estudante absorveu, qual conteúdo domina e quais ele não conseguiu absorver com tanta clareza.

Importante analisar também se ele faz ou fez parte de alguma entidade acadêmica ou empresa júnior, se realiza ou realizou algum trabalho voluntário ou se participou de algum projeto ou iniciação cientifica.

Como encontrar o estagiário ideal

Esse público-alvo, ao contrário de antigamente, não sai mais de porta em porta entregando currículos. A tecnologia já faz parte da rotina dos jovens, por isso, para encontrar o melhor perfil, a internet é fundamental.

As redes sociais também devem ser consideradas fundamentais na hora de se comunicar com seu público-alvo. Estamos cada dia mais conectados e somos impactados diariamente com informações e compartilhamentos em nossas redes sociais.

A Wall Jobs oferece uma excelente ferramenta para as empresas, já que ela auxilia na seleção dos melhores estagiários currículos para a empresa e ainda facilita todo o processo burocrático que a organização tem que passar durante a contratação.

O estagiário é um perfil a ser desenvolvido tecnicamente, no dia a dia e na rotina do trabalho, olhar para a contratação de estagiários com uma visão estratégica, os transformará no futuro da organização.

Como escolher o candidato ideal para sua vaga de estágio ?