Home Uncategorized Tendências de RH para 2019

Tendências de RH para 2019

101
0

Os recursos humanos têm um papel fundamental e essencial no desenvolvimento e crescimento de uma empresa. Por isso, o mercado sente a necessidade de estar sempre inovando e criando ferramentas que facilitem, aprimorem e otimizem o tempo dos profissionais que trabalham nesse setor.

Algumas ferramentas inovadoras para o ano de 2019 beneficiam as empresas que optam por aplicar novas tecnologias. Já outras opções são fundamentais para que a organização possua um RH eficiente e que visam evitar algum tipo de prejuízo para a empresa.

Apesar da tecnologia ser fundamental e uma forte tendência para o mercado dos recursos humanos, muitas empresas ainda não se convenceram da sua importância. Além disso, muitos gestores não sabem como implementar ferramentas que irão facilitar a rotina dos seus colaboradores. Neste artigo será possível conhecer os softwares mais modernas e facilitadoras para o ano de 2019, do setor de RH.

Automação dos processos na gestão

A automação, principalmente dos processos mais burocráticos como cálculos e organização de documentos pode ser uma excelente opção para o setor.

O processo além de facilitar  e otimizar o tempo do setor, também reduz diversos riscos e benefícios, tais como: redução de gastos com materiais físicos, redução de riscos na perdas de documentos, diminuição do tempo do funcionário em determinada função, além  de diminuir a chance de erros em cálculos e processos, unificando diversos dados da empresa em apenas uma plataforma.

Uso de softwares

Há inúmeros softwares disponíveis no mercado, para atender a necessidade cada função do setor de RH. Confira alguns exemplo que poderão facilitar processos que exigem máxima atenção e empenho.

Seleção de candidatos e recrutamento: Os softwares para essa área auxiliam em todo o processo seletivo de um candidato, desde a criação de um currículo e triagem, até a finalização e fechamento da vaga.

Administração de cargos: Os softwares voltados para essa função permite que o gestor administre a empresa por competências, planejamento, estratégias e impacto no orçamento da organização.

Gerenciamento de dados: Como o próprio nome já diz, a plataforma neste caso irá gerenciar desligamentos e possíveis ocorrências na empresa.

Há inúmeros outros softwares disponíveis para todas as necessidades eventuais e rotineiras do setor de RH. Basta consultar e pesquisar qual o mais funcional para a sua organização e também colaboradores.

Sistema de registro e gestão de ponto

Como sabemos, o controle de ponto dos funcionários é algo que não pode faltar nas empresas, e hoje o mercado traz algumas opções que fogem dos relógios de ponto convencionais. 

Essas soluções são chamadas de Ponto Eletrônico Online, são softwares que permitem que os colaboradores registrem o ponto online através de um computador ou celular fazendo com que as informações sejam enviadas em tempo real para o sistema de gestão, facilitando o processo do RH.

Critério na contratação

Atualmente as empresas dão mais preferência em contratar um novo colaborador pela sua atitude e comportamento do que apenas por sua qualificação.

Isso porque o perfil do candidato irá dizer por si só se ele irá contribuir ou não para o crescimento e produtividade da empresa. Não basta ter inúmeras qualificações, cursos, e experiências se o perfil do candidato não combina com a forma de pensamento e visão da organização.

Portanto cabe ao responsável do setor ter know hoq para conseguir estudar a mente do candidato e avaliar seu perfil para averiguar qual está mais dentro do estilo  empresa.

Aumento de gamificação e treinamentos

Essa é uma tendência forte da atualidade nos setores de RH. Isso porque esse tipo de estratégia visa gerar maior engajamento entre os funcionários. O resultado dessa aplicação é gerar um clima organizacional mais produtivo, unido e agradável para todos.

Premiações e reconhecimentos

A maioria das empresas, principalmente as grandes multinacionais, já entendem que para oferecer qualidade e maior produtividade aos clientes é necessário que os colaboradores estejam satisfeitos com seu emprego.

Por isso muitas dessas empresas já praticam o reconhecimento e oferecem prêmios aos funcionários que se destacam e atingem metas estipuladas.  Esse tipo de ação gera incentivo e satisfação para que o quadro de funcionário esteja sempre buscando aprimorar suas tarefas e cresce em conjunto com a empresa.

Caso sua empresa ainda não esteja usufruindo das novas tendências de mercado, comece implementando aos poucos e mostre os resultados positivos aos gestores da empresa.

QUER RECEBER CONTEÚDOS GRATUITAMENTE?

 


LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here