O que são Job Boards e ATS e para que servem?

Até poucos anos, o setor empresarial tinha muitas dificuldades para conseguir otimizar o tempo, realizar processos com qualidade com menor custo de forma automatizada. Hoje em dia a maioria das empresas, independente do porte, conseguem se beneficiar com a tecnologia, assim otimizam o tempo dos seus colaboradores e conseguem realizar um trabalho com mais qualidade e precisão.

Felizmente, com o surgimento da tecnologia todos os setores empresariais foram beneficiados, desde o planejamento, estratégia e produção até os setores de recrutamento e seleção de funcionários. Para saber qual ferramenta combina mais com o perfil da sua empresa, basta avaliar qual a necessidade do setor em questão e o que a plataforma escolhida oferece.

No setor de Recursos Humanos, diversas plataformas e softwares visam facilitar a rotina de recrutadores e pessoas que estão em busca de um emprego.  Entre uma das plataforma mais benéficas da atualidade, é possível citar o Job Board e o Ats.

Mas o que é o Job Board?

O Job Board  funciona como uma plataforma online de vagas de emprego ou de estágio. Funciona tanto para a empresa que deseja divulgar uma vaga disponível como para quem está em busca de uma nova oportunidade de trabalho.

É possível anunciar vagas disponíveis de forma separadas, como pelo setor industrial ou de forma interna na empresa.

O WallJobs é um excelente exemplo de Job Board. O site comporta uma estrutura voltada para os profissionais que estão no início de carreira, que buscam uma oportunidade profissional de estágio ou de registro comum.  Além de ter um grande alcance, também funciona como um banco de dados e oferece uma pré-seleção, visando facilitar a rotina da empresa contratante.

 E o ATS?

Já o ATS, é uma plataforma que pode ser considerada uma aplicação online. O  recrutador consegue administrar todo o processo seletivo com base no perfil de cada candidato. O recrutador pode dividir por etapas, sendo elas: aplicação de testes, agendamento de entrevistas, ou qualquer outra que quiser.

O WallJobs também é uma referência quando se tratar de ATS, sendo a primeira empresa a ter como diferencial um agente de integração 100% digital.

No caso deste formato a equipe responsável pelo intermédio entre estudantes, instituição de ensino e empresas, é encarregada de criar o contrato para ambas as partes, contrato de seguro de vida e pela administração contratos em vigência do estagiário.

Ambas as ferramentas são extremamente funcionais para as empresas que buscam profissionais com o perfil ideal para a vaga. Como para quem está em desenvolvimento profissional e está buscando uma nova oportunidade de carreira. Para saber qual ferramenta é mais funcional para o seu segmento, basta avaliar qual cada a uma oferece. Além disso, é importante analisar qual o perfil dos candidatos para a vaga e como a empresa deseja avaliar cada um.

O que são Job Boards e ATS e para que servem?