Como o marketing de conteúdo pode ajudar na atração dos processos seletivos

Investir na imagem e reputação da empresa para colaboradores e futuros colaboradores é uma realidade cada vez mais presente no planejamento e na divulgação dos processos seletivos. Este trabalho, realizado com base em estratégias de marketing de conteúdo, pode trazer resultados excelentes.

Quando uma empresa é bem avaliada e possui boa reputação como marca empregadora, é o que conhecemos por Employer Branding, e o sucesso deste trabalho está intimamente ligado com o alcance e aderência nos processos de recrutamento, programas de estágio, trainee e na taxa de retenção dos colaboradores.

Se você quer aprender mais sobre como criar uma estratégia consistente de Employer Branding na sua empresa, o WallJobs disponibiliza uma material gratuito que aprofunda mais dentro do tema.

Mas para conseguir bons resultados, o quê e como comunicamos vão influenciar diretamente a percepção dos jovens com relação a sua marca. Por esse motivo, listamos alguns pontos importantes neste artigo para te auxiliar neste processo.

O que é e qual a importância do Marketing de Conteúdo

O Marketing de conteúdo nada mais é que uma estratégia para atrair seu público por meio de conteúdos relevantes e valiosos, além de ser mais barata e efetiva. Desta maneira, trabalhando a marca empregadora, aumentará seu alcance e interação favorecendo assim, a imagem e reputação da empresa.

Sendo assim, o primeiro passo que os jovens assimilem sua empresa de maneira positiva é olhar para o engajamento de seus colaboradores, pois são fundamentais no processo de fortalecimento da marca.

E como fazer isso?

  • Manter um fluxo de comunicação interna constante, mostre o que está sendo feito e as novidades que virão. Transparência é fundamental.
  • Seu colaborador também é seu cliente, ele pode e deve ser o primeiro a saber, avaliar e poder opinar sobre as iniciativas da empresa.
  • Incentive seus colaboradores a serem produtores de conteúdo. Escrevendo sobre assuntos dos quais possuem expertise, algum case de sucesso da área que possa ser referência no futuro. Envolva esse colaborador, faça com que ele se sinta reconhecido e parte fundamental para o crescimento da companhia.

Lembre-se, as áreas de Recursos Humanos e Marketing devem caminhar juntas alinhando a informação, e sempre, com base nos seus objetivos, defina as métricas para mensurar os resultados.

Estratégias de Marketing de Conteúdo

Engajar e construir uma boa marca empregadora com estratégias de marketing de conteúdo não acontecem de um dia para o outro, são ações pensadas a longo prazo, e tecnologia e as redes sociais são peças fundamentais nesse processo.

Toda empresa hoje precisa estar presente nas redes sociais, de acordo claro com a estratégia do seu negócio, e são muito úteis pois propiciam a comunicação direta com o público alvo, segmentações cada vez mais precisas e um nível alto de alcance e interação com a sua marca.

A diversidade dos formatos também é algo que deve ser explorado, mesclar conteúdos com vídeos, webnars, depoimentos, e fundamental como parte da estratégia, ter um blog alimentado constantemente e com conteúdo de qualidade, certamente serão o alicerce para um processo de atração efetivo.

Fazer com que esses jovens se encantem pela empresa vai depender de como você se comunica. Ele precisa saber, o que vocês são, os propósitos, a cultura, conquistas, projetos, preocupação com questões sociais e ambientais, despertando assim um sentimento muito precioso que é a admiração.

 Durante a atração dos processos de seleção os conteúdos podem ser alternados entre:

  • Conteúdo institucional
  • Cultura organizacional
  • Depoimentos e histórias de estagiários e colaboradores
  • Vagas pontuais, programas de estágio, trainee ou férias

Usar uma estratégia de conteúdos estruturada é essencial para o bom desempenho dos processos de seleção desde a atração do candidato, no engajamento de seus colaboradores e na construção de uma reputação sólida como marca empregadora.

Como o marketing de conteúdo pode ajudar na atração dos processos seletivos