Importância do Employer branding

Nos dias de hoje, os recentes profissionais formados no mercado possuem expectativas trabalhistas que vão além dos benefícios que a empresa oferece na contratação. Os jovens estão vivendo de maneira, rápida, dinâmica e evolutiva, cobrando resultados para seu desenvolvimento constantemente enquanto trabalham. Diante dessa situação comportamental e com o objetivo de alinhar expectativas durante contratações e atuação do futuro colaborador, as empresas de um tempo pra cá vem desenvolvendo cada vez mais a questão da experiência de seus funcionários dentro do ambiente de trabalho e a possibilidade de construção de carreira para que haja engajamento.
O Employer Branding engloba o que foi exposto acima, mas mais que isso, é a imagem que a empresa passa a seus possíveis futuros colaboradores de como é trabalhar no local. Sendo assim, é importante que as organizações construam métodos de Employer Branding eficientes, pois ajudam a aumentar/ reter colaboradores e ainda, acabam trazendo foco a equipe por sua estrutura que gera engajamento. Com o tempo, o Employer Branding deixa a atração de talentos da empresa barata, pois a mesma fica reconhecida de maneira positiva no mercado.

Parece difícil conseguir desenvolver um Employer Branding, mas o primeiro passo para sua estruturação já está presente na empresa, sendo este passo uma conversa com colaboradores antigos. Dessa maneira a empresa consegue entender a visão de seus funcionários sobre o ambiente de trabalho e sua estrutura, assim como propostas de mudanças que podem gerar um valor real a aqueles que estão trabalhando.

Após isso, deve-se alinhar as expectativas dos funcionários à missão da empresa e desenvolver ações/processos que consigam entregar resultado e desenvolvimento aos colaboradores. Sendo assim, pode-se entender que o Employer Branding é de extrema importância para que as empresas consigam estar inseridas e de maneira positiva dentro do mercado.