Saiba como acabar com a burocracia para contratar estagiários e gerir melhor contratos de estágios

A partir de 2008, a forma de contratar estagiários mudou radicalmente com a nova legislação para estágios.

Sabemos que todo processo de contratação de pessoas, seja em qual área e instância for, demanda tempo, papelada e diversas etapas até chegar ao momento factual da contratação.

Entretanto, o cenário burocrático começa a ser alterado quando a tecnologia passa a trabalhar em favor de ambientes corporativos como o de Recursos Humanos.

Tecnologias inteligentes surgem cada vez mais para auxiliar o RH e acelerar processos.

Nesta matéria, vamos falar um pouco de como um agente integrador como o WallJobs, está inovando por meio de sua plataforma, ao otimizar o processo e atenuar o tempo.

Empresas e universidades devem seguir normas pré estabelecidas

Para que um contrato de estágio seja assinado, algumas diretrizes precisam impreterivelmente serem observadas e seguidas. Se o papel da empresa contratante está em designar um colaborador seu para respaldar o estagiário e proporcionar um ambiente adequado para o trabalho, o da universidade é o de, por meio de um docente, supervisionar o estágio e avalizar os relatórios semestrais obrigatórios.

O respaldo ao estudante

A Lei de Estágio nº 11.788, de setembro de 2008, diz que o “estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho”. Daí a importância da prática para o jovem como uma extensão da ambiente de ensino e uma porta de entrada no mercado de trabalho. Há duas modalidades de estágio, o dito “obrigatório” e o “não obrigatório”. Em se tratando do não obrigatório, é responsabilidade do contratante proporcionar a contratação de seguro de vida para o estagiário. O seguro deve abranger pontos como; acidentes pessoais que tenham ocorrido durante a vigência do estágio, em horário de trabalho e dentro do território nacional para casos de viagem em nome da empresa. O seguro deve cobrir ainda, morte ou invalidez parcial, total e irreversível, em razão de acidente pessoal.

O ato da contratação

Dentre as partes do processo, o termo de compromisso de estágio é uma parte crucial, senão a mais relevante, exatamente por ter como determinante, a obrigação de observar as leis vigentes de estágio. As obrigações de cada uma das partes implicam em declarar o valor da bolsa auxílio, o tempo do estágio, seguro para proteger a integridade do contratado, entre outras.

Possibilidade de renovação do estágio e avaliação final

Falamos anteriormente a respeito da avaliação semestral feita tanto pelo estagiário quanto por seu supervisor no processo. Isso se dá em razão de o contrato de estágio ser semestral ou anual, com possibilidade de se estender por até dois anos. A empresa deve, segundo a lei, providenciar relatórios semestrais para a faculdade, assinados pelo universitário e seu supervisor, uma espécie de satisfação quanto ao estágio, que pode ser entendido em poucas palavras, como uma extensão do curso. Quanto às férias, por mais que o estágio não tenha vínculo empregatício, elas são direito do estagiário e é preferível que aconteçam no mesmo período das férias escolares.

Fim do processo

Ao fim do processo, no momento do desligamento do universitário, a contratante deve entregar um termo de realização de estágio, onde conste resumo das atividades, período e avaliação de desempenho. Documentos que comprovem o estágio devem também constar do termo. O WallJobs é pioneiro e detém a melhor ferramenta para gerir todas estas demandas de forma digital e também convencional. É por isso que universidades renomadas adotaram a plataforma WallJobs e empresas de pequeno, médio e grande passaram a utilizar o WallJobs. Outra razão para a migração de faculdades e empresas para a plataforma Wall Jobs, é o valor mensal cobrado para gerir o processo de estágio, o menor do mercado dentre os agentes integradores mais relevantes do mercado.

Sobre o Wall Jobs

Idealizado por estudantes que entendiam as questões dos próprios estudantes e a dificuldade de encontrar estágios qualificados, o WallJobs nasce para otimizar o processo de encontrar vagas de estágio. Posteriormente, a startup cresceu e viu sua demanda crescer junto, passando a atender mais do que candidatos a estágios, mas também programas de trainee e vagas efetivas.

Com investimento pesado, muito trabalho e espírito inovador, a plataforma do WallJobs foi criada para fazer um trabalho de seleção de candidatos a partir de habilidades, competências e outros fatores determinantes para uma pré-seleção automática que leva esses candidatos para as vagas postadas pelas empresas na plataforma. Trata-se de um processo seletivo assertivo.

Como funciona

O WallJobs é um agente de integração com uma plataforma online, e que conta hoje com mais de 2,1 milhão de usuários. A atração de candidatos é feita por meio de diversos grupos em redes sociais, além da publicação de vagas no sistema do LinkedIn, Love Mondays, Google for Jobs e mais de 300 sites.

A plataforma WallJobs permite o gerenciamento de oportunidades e pré-seleção automática de 20 candidatos ao postar a vaga, o que ocorre através do nosso banco de dados e com a aplicação de mais de 30 filtros.

Há também a possibilidade de postagem de Vagas na plataforma com integração, se necessária, com o site da empresa.

Parte do processo online é o Agendamento de Candidatos, a gerência das etapas de forma rápida e digital e a possibilidade de contato direto com os candidatos através da plataforma, onde você disponibiliza os seus horários e os candidatos marcam o horário das suas entrevistas.

Outra novidade do WallJobs é o Banco de Candidatos que fica disponível para a empresa que em algum momento abriu um processo seletivo e que eventualmente gostou de alguns candidatos, mas acabou por contratar outros. Esses que deixaram de ser contratados, ficam em stand by para novas oportunidades, claro, disponíveis caso estejam livres para o mercado.

 

Por fim, o WallJobs é o agente integrador digital do mercado e opera, entre outras coisas, a realização dos convênios entre Empresa e Faculdade, a realização dos contratos de Estágio de maneira eletrônica, segura e legal entre Faculdade, Empresa e Estagiário, Seguro de Vida para o estagiário e o gerenciamento de todo o estágio via plataforma, ou seja, avaliações previstas em lei, avisos de férias, finalização do contrato de estágio.

Além de todas essas funcionalidades, o WallJobs desenvolveu uma plataforma com métricas para empresa pode medir diversos índices dos estagiários contratados, como a taxa de efetivação e os motivos mais comuns para o turnover.

Todo o processo de contratação é feito de forma rápida e por meio do sistema, o que traz muita agilidade e minimiza, inclusive, riscos trabalhistas.

Conheça o que o WallJobs pode fazer pela sua empresa e fale com um especialista.

Faz parte de uma Startup? Então conheça agora tudo que o WallJobs pode oferecer por você e ainda receba um desconto exclusivo no Plano para Startups!

Saiba como acabar com a burocracia para contratar estagiários e gerir melhor contratos de estágios