Porque ter um estagiário?

Quando o assunto é contratar um estagiário muitos questionamentos começam surgir, vamos abordar um pouco sobre a importância e as vantagens de ter estagiários em sua empresa!

Mesmo com as altas taxas de desemprego dos últimos anos o mercado de estagiários está crescendo cada vez mais, os estudantes estão cada vez mais motivados a procurar uma forma de ingressar no mercado de trabalho e colocar a profissão escolhida em prática. Por outro lado temos as empresas que estão em busca de profissionais que procuram aprendizado e se adaptam com maior facilidade no ambiente de trabalho.

Os estagiários são talentosos, com vontade de aprender, eles chagam no mercado de trabalho cheio de propostas inovadoras e com os conteúdos recém aprendidos na faculdade. O estágio é o primeiro contato com a profissão escolhida, uma grande oportunidade dele aprender na prático o que ele vê nos livros e nas aulas, além de vivenciar a rotina de uma empresa e colocar em prático o que é aprendido em sala de aula.

Além gerarem um baixo custo para a empresa, a contratação de um estagiário requer um menor investimento, pois como não possui vínculo empregatício e recebem bolsa auxilio cujo o valor é determinado pela empresa, ele passa a ser menos oneroso na folha de pagamento, o único valor além da bolsa auxilio que é destinado ao estagiário é o auxílio transporte, que deve ser pago somente em estágios não obrigatórios.

A contratação do estagiário é regulamentada pela Lei 11.788/2008, que tem como função organizar, reger e monitorar os contratos de estágio, de acordo com o Art 1º. desta lei, “Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos”. A contratação de um estagiário é muito simples, ele deve estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino, são exigidos também relatórios que devem ser desenvolvidos ao longo do período de estágio pela empresa, que são avaliados por seu supervisor, coordenador na universidade e pelo próprio estagiário.

Existem agentes de integração, como o WallJobs, que facilitam todo esse processo, pois prestam auxílio com a parte burocrática da contratação e direcionam as empresas para que todos os requisitos sejam cumpridos de acordo com as exigências legais da legislação do estágio.

CONHEÇA AS NOVIDADES DO BLOG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *