3 atividades em processos fora da caixa

Com as mudanças no mundo corporativo e as novas exigências as atividades do setor de Recursos Humanos vão além de recrutar profissionais e gerenciar a folha de pagamentos. Por isso, é preciso entender a necessidade da gestão de pessoas, o capital humano, que é o mais importante dentro das instituições e planejar ações que auxiliem na produção desses profissionais.

E para isso, é preciso modificar a forma de lidar com a rotina e instaurar novos processos. Chega de ficar preso a papéis, burocracias antigas! É preciso abrir a cabeça para o novo, incluindo principalmente a tecnologia na rotina. Então, podemos destacar três atividades importantes para aderir na rotina de recrutamento e seleção e recursos humanos e que são ‘fora da caixa’:

Inclua a tecnologia para o processo de recrutamento

Hoje em dia, é imprescindível utilizar recursos tecnológicos para otimizar os trabalhos dentro de uma empresa e no rh não é diferente. Incluir plataformas online para recrutamento e seleção de candidatos é uma forma de ganhar tempo e economizar custos.

Neste caso, o ideal é garantir parceiros de qualidade na captação de candidatos que sejam perfeitos para as oportunidades. E mais que isso: ter a tecnologia a seu favor, utilizando recursos como sites e o uso de  banco de dados em nuvens (Cloud) para armazenar informações dos candidatos que podem ser usados tanto no momento das vagas, quanto em futuras oportunidades.

 

Lapidar talentos com treinamentos

Muitas empresas acabam preferindo procurar profissionais no mercado ao invés de trabalhar os que possuem internamento e que apresentam potencial para novos cargos e funções. Investir em planos de carreira e sucessão internos e treinamentos para o desenvolvimento de profissionais é a opção com maior custo-benefício.

Entretanto, há algumas situações onde não há outro caminho senão divulgar a oportunidade no mercado. Para isso, é preciso contratar parceiros que irão procurar os melhores perfis para suprir as necessidades da empresa, ou ainda, utilizar plataformas digitais para realizar o recrutamento e seleção.

 

Trabalhe em conjunto com as lideranças

Mais uma vez, recrutar e manter a gestão de pessoas vai além de contratar, pagar e demitir profissionais.Converse com os líderes dos outros setores, trace planos de desenvolvimento de profissionais, programas de alcance de metas e planos de carreira.

Esse envolvimento com outros colaboradores é primordial para entender as necessidades não só quando é preciso abrir uma vaga, mas para entender quais as melhores ações para promover um ambiente de trabalho positivo que seja produtivo para quem está dentro do quadro de funcionários e quem está chegando

CONHEÇA AS NOVIDADES DO BLOG

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *