WallJobs entrevista: Guilherme Cavalieri, diretor de RH da Serasa

O WallJobos conversou com Guilherme Cavalieri, diretor de Recursos Humanos da Serasa Experian. Guilherme comentou employer branding, processos seletivos, tecnologia em recrutamento e compartilhou dicas valiosas de profissão. Confira entrevista completa abaixo:

WallJobs: Qual o segredo para estar por tantos anos entre as melhores empresas para se trabalhar?

Guilherme Cavalieri: O segredo é ter um ambiente favorável para atrair e reter os melhores talentos.

WJ: Como é a cultura na Serasa?

CV: A Serasa tem uma cultura onde estimulamos o bom relacionamento de todos, e acreditamos que a diversidade é uma vantagem para os negócios. Por isso, trazemos pessoas de diversos níveis de formação e estimulamos a igualdade entre homens e mulheres.

Aqui temos uma cultura de responsabilidade com dados. Por que esses ‘dados’ não são somente informações, são as vidas das pessoas.

WJ: O termo “Serasa”, em geral tem uma conotação negativa. Como vocês lidam com a imagem da empresa? 

CV: Isso é um desafio, pois queremos construir uma imagem de empresa que ajude as pessoas a realizarem seus sonhos. Começamos a incorporar a ideia de que os nossos produtos podem ajudar as pessoas e empresas a melhorarem suas vidas. Hoje, por exemplo, nós temos o cadastro positivo, produto pensado para àqueles que têm um bom histórico de credito conseguirem taxas bem menores em financiamentos e empréstimos, por exemplo.

Outra ação que nós temos é o Feirão Limpa Nome, evento em que diversos credores e devedores se encontram para negociar suas dívidas. Essa ação é muito importante pois ajuda as pessoas a manterem seu nome limpo. Hoje também fazemos esse Feirão Limpa Nome online, onde conseguimos oferecer ótimas condições.

WJ: O turnover na Serasa é muito alto ? Como você lida com essa questão?

CV: O Turnover é bem baixo, pois temos sempre a preocupação de manter as pessoas engajadas. É muito bom termos pessoas desejadas pelo mercado, por isso também não impedimos as pessoas de irem a entrevistas em outras empresas. Nós sempre queremos pessoas que queiram trabalhar aqui.  

WJ: Hoje em dia, fala-se muito em RH estratégico. Você acha que isso é algo implementável  no Brasil?

CV: Assim como o mundo passa por transformações, o RH também passa. O RH sempre teve um lugar de destaque nas empresas mas o que ocorre é que, muitas vezes, as pessoas que estão no RH não se impõe do jeito que deveriam. Acredito que seja muito importante o profissional de RH estar integrado com o negócio.

WJ:  Como passar uma mesma cultura para tantas pessoas?

CV: A cultura está muito relacionada a exemplo e repetição. Você deve agir como você fala e isso vem muito de cima, dos líderes da organização. Aqui na Serasa nós fazemos como falamos e vice versa. Também damos muito valor a comunicação interna e ao reconhecimento dos profissionais.

WJ: Qual sua opinião sobre os processos seletivos atuais?

CV: Acho que a questão da tecnologia tem melhorado muito, sendo um grande aliada da área de gestão de pessoas. Quando você acerta na divulgação, no canal, na mensagem e une trudo isso à tecnologia, o processo seletivo e a escolha de candidatos fica muito mais assertiva.

WJ:  Qual é a sua principal dor na hora de recrutar os jovens?

CV: A principal dor é selecionar apenas uma entre tantas pessoas boas. O que procuramos fazer aqui é garantir que todos saiam do nosso processo seletivo como profissionais melhores por terem passado um tempo conosco. E isso está muito ligado a ideia de employer branding.

WJ:  Qual a sua dica para quem está começando a carreira na área de RH? Você acredita que exista alguma tendência que os colegas de profissão devam começar a se aprofundar?

CV: Acho que primeiro você deve ter vocação. Se você se identifica com  a área, o leque de opções é muito grande. Nunca pare de estudar, pois a tecnologia está sempre mudando a área de RH. Temos muito conteúdo disponível na internet e os dados são muito importantes. Esteja conectado com o mundo, pois muito vai depender do seu protagonismo. 

Fazer carreira em RH, não é diferente de fazer carreira em outras áreas, as coisas não são fáceis num ambiente de negócios, por isso ter resiliência é muito importante, ajude o negócio se transformar. E seja consistente, pois tudo deve ter começo, meio e fim.


Guilherme Cavalieri

Guilherme Cavalieri é Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo e pós-graduado em Gestão Estratégica pela FIA – USP. Cavalieri é Vice Presidente de Desenvolvimento Humano LATAM – Serasa Experian e possui experiência de mais de 30 anos em Recursos Humanos, tendo atuado em empresas como LG Electronics, TAM Linhas Aéreas, Boehringer Ingelheim e Unilever. Membro do Grupo G3 de Recursos Humanos e Coordenador em 2001. Diretor da ABRH – SP e Vice Presidente do Conselho para os anos 2010 – 2013. Diretor da Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresa – SP (ADCE)

WallJobs entrevista: Guilherme Cavalieri, diretor de RH da Serasa