5 jogos de tabuleiro para avaliar competências específicas em candidatos

Para a maioria dos candidatos, a dinâmica de grupo é a fase mais tensa do processo seletivo. Mais tensa inclusive do que a própria entrevista. Não é para pouco: em um curto espaço de tempo o candidato tem que demonstrar demonstrar seu potencial da melhor forma possível. Também apontada como uma das etapas do processo seletivo mais detestadas, a dinâmica de grupo também é uma das mais decisivas.

Mas e se fosse possível tornar a dinâmica de grupo um pouco mais leve? Isso sem dúvida deixaria os candidatos mais tranquilos, ficando mais fácil para o RH medir as competências específicas para o cargo em questão. Com base nesta lista do UOL, selecionamos 5 jogos incríveis para revolucionar completamente as suas dinâmicas de grupo

O objetivo é que cada jogo possa ser usado para medir alguma competência específica. Por serem jogos bastante conhecidos, os próprios candidatos ficarão mais tranquilos na hora da dinâmica. Uma outra ideia é encaminhar as regras dos jogos anteriormente para os candidatos para que os mesmos possam se preparar com antecedência. Isso evita que recrutador perca muito tempo na hora de explicar as regras do jogo além de indicar quais candidatos se prepararam melhor para a dinâmica no dia. Vale lembrar que usar um jogo como atividade de dinâmica de grupo não substitui entrevistas ou outros processos específicos da sua empresa, esta é uma alternativa para somar no seu processo seletivo.

Banco Imobiliário

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Número de jogadores:
 de 2 a 6 pessoas

O Banco Imobiliário (Estrela) ou Monopoly (Hasbro) é um jogo clássico, onde os jogadores mostram suas habilidades comprando, vendendo e construindo propriedades e empresas. No final, o jogador com maior estratégia administrativa de compra e venda vence.

Habilidades que podem ser observadas:  Gerenciamento de Recursos e Estratégia de negócios. Os candidatos terão que demonstrar um forte planejamento e estratégia de negócios para vencer.


Colonizadores de Catan

 

Número de jogadores: de 2 a 4

Colonizadores de Catan, ou Settlers of Catan, é um dos jogos mais importantes e famosos de todos os tempos. Nele os jogadores/candidatos devem colonizar e utilizar os recursos de uma ilha, criando uma civilização dominante e assim ganhando o jogo. Lembra bastante Age of Empires e Civilization.

Habilidades que podem ser observadas: Gerenciamento de Recursos e Visão a curto, médio e longo prazo.


Carcassonne

 

Número de jogadores: de 2 a 5

Em “Carcassonne” o jogador deve criar o maior número de cidades, mosteiros e fortalezas com os blocos que recebeu no começo do jogo. Além disso, é necessário precisa ficar atento e aproveitar o melhor momento para impedir que seus rivais avancem e expandam seus territórios.

Habilidades que podem ser observadas:  Reconhecimento de Oportunidades; estar a frente dos concorrentes; visão de negócio

 

 

WAR

 

Número de jogadores: de 3 a 6

Em War os jogadores já começam com certo domínio sobre alguns territórios mundiais, e têm um objetivo secreto a ser cumprido para vencer. Esse objetivo que vai desde dominar algum continente até destruir outro jogador. Também é necessário um bom relacionamento com outros jogadores já que sem parcerias ou alianças é mais difícil vencer o jogo.

Habilidades que podem ser observadas:  Visão estratégica a curto, médio e longo prazo; Relacionamento Interpessoal.  


Detetive

 

Número de jogadores: de 3 a 6

Clássico dos clássicos! Mesmo quem nunca tenha jogado Detetive já ouviu falar em Detetive. O jogo simula um crime em uma mansão de vários cômodos onde os jogadores devem investigar, por meio de cartas e pistas, quem foi o autor do crime, a arma usada e o cômodo onde ocorreu.

Habilidades que podem ser observadas: Raciocínio Lógico; Visão Estratégica.

5 jogos de tabuleiro para avaliar competências específicas em candidatos