Gerenciando sua marca durante uma transição II: O Impacto nos Funcionários

Avaliações de impacto realizadas antes de fusões, aquisições ou rebrandings, têm como objetivo maximizar o valor para acionistas, e geralmente incluem um avaliação extensa dos produtos e ativos de uma empresa, assim como funcionários e seus conjuntos de habilidades. Tais avaliações também podem incluir um estudo de impacto na percepção dos clientes sobre a marca, mas, de forma geral, focam no impacto para o funcionário.

Para o funcionário, o impacto de uma mudança e o sentimento de
incerteza no local de trabalho podem resultar em:

✔ Medo de perder o emprego
 Medo de que os colegas de trabalho percam o emprego
✔ Diminuição do engajamento e/ou desempenho devido ao medo e a não concordância com as mudanças da empresa
✔ Insatisfação com líderes e superiores, culpando-os por decisões ruins/egoístas
✔ Cisão entre funcionários que apoiam a transição e aqueles que são contra
✔ Saída de bons funcionários
✔ Atrito gerencial devido a conflitos com o novo time
✔ Aumento de avaliações negativas em plataformas como Glassdoor e LoveMondays, resultando em uma queda nos níveis de satisfação geral e na satisfação com a liderança com a empresa.

Impacto nas Contratações

Além do impacto nos funcionários atuais, fusões, aquisições e rebrandings podem afetar a percepção de potenciais candidatos, impactando a capacidade de contratação da empresa. Considerando que uma transição pode ter um impacto tão grande para funcionários e candidatos, é importante envolver a liderança ao estabelecer o tom da transição da empresa. Também é importante ficar de olho nas métricas da transição para detectar pontos de tensão à medida que eles surgirem

As preocupações dos candidatos geralmente incluem:

✔  Alguma confusão a respeito do nome ou identidade visual da empresa
✔  Perda ou deterioração do patrimônio da marca anterior do empregador/empresa
✔  Insegurança sobre quais informações da empresa são atuais o suficiente para serem confiáveis, incluindo informações sobre benefícios e salários.
✔  Dúvidas sobre a cultura da “nova” empresa em relação a antiga
✔  Medo de que recrutadores ou RHs’ não estejam alinhados para definir claramente os novos papeis e a cultura da nova empresa para os candidatos.
✔  Diminuição no interesse de se candidatar ao ver muitos comentários negativos sobre a empresa no Glassdoor/Lovemondays

Engajamento de liderança

Durante a transição da empresa, a liderança está em destaque. Os funcionários olham para os líderes e superiores em busca de inspiração, motivação e orientação sobre como lidar com a transição. Quando os líderes demonstram entusiasmo, praticidade e honestidade sobre as partes difíceis da mudança, os funcionários se sentem apoiados. Atitudes positivas do CEO, dos principais executivos e dos gerentes ajudam os funcionários a se manterem envolvidos, reduzindo o impacto negativo que a mudanças podem apresentar.

Os quatro fatores mais relacionados com a aprovação
do CEO no Glassdoor/Lovemondays são:

Satisfação geral do funcionário
Satisfação geral com os Líderes e Superiores
Satisfação com as oportunidades de carreira
Satisfação com o salário e com os benefícios

Quantificando o Impacto de uma marca em transição

Empresas que gerenciam bem uma transição monitoram as métricas da marca empregadora para avaliar o impacto da mudança e solucionar os problemas que aparecem no percurso. Depois de se preparar para a transição de uma empresa, considerando seu impacto para os funcionários e candidatos, engajando os líderes envolvidos e criando métricas mensuráveis, seu próximo passo será começar o plano de comunicação e envolvimento, assunto que será discutido na terceira e última parte deste conteúdo.

Elementos mensuráveis do impacto de uma fusão, aquisição ou rebranding incluem:

✔  Rotatividade de funcionários
✔  Custos de contratação
✔  Resultados do inquérito
✔  Avaliações positivas no Glassdoor/Lovemondays
✔  Aumento do tráfego na página de carreiras da empresa
✔  Aumento do tráfego na página de empresa no Glassdor/Lovemondays


Este conteúdo faz parte de de uma série de 3 posts. Confira a parte 1 e a parte 3.

Na próxima semana:   Nova Regras para Employer Branding
O conteúdo integral deste post foi desenvolvido em conjunto pela Glassdoor, VMware e TMP WorldWide.

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