A geração millennials (jovens de 18 a 34 anos), está ávida por se expressar e participar das decisões tanto no ambiente acadêmico quanto no mundo corporativo.

São pessoas com opinião própria, bem informados devido ao grande volume de informações que a internet traz no momento em que eles começam a nascer até o tempo presente.

Que a geração mencionada existe e faz barulho, isso muitos de nós já sabemos, entretanto, para as empresas, diretores e para os executivos de RH, essa é uma surpresa um tanto quanto incômoda, e uma nova realidade que não pode ser ignorada.

“Os jovens têm acesso à informação, portanto, não ficam satisfeitos em receber ordens. Precisam saber por que estão fazendo determinada tarefa e aonde ela levará”. Mariana Guerra, vice-presidente de RH para a América Latina na consultoria ADP em entrevista para a revista Exame.

O desconhecimento dos valores e motivações dessa nova geração que tem como característica, a liberdade e o sonho de empreender, pode se transformar em uma espécie de choque cultural, mas que é rapidamente dissolvido quando há interesse por parte dos gestores e dos departamentos de gerenciamento de pessoas no entender o que está acontecendo e a partir disso, tentar se re-adequar.

Tudo muda o tempo todo no mundo, como diz a canção. Estar atento aos sinais que as gerações nos dão, ao chamado Zeitgeist, ou espírito do tempo, é imprescindível.

A geração millennials, tem como características, a gana, a contestação, vasto repertório para se expressar, e o ímpeto de questionar. Essas facetas podem ser canalizadas para o bem de uma empresa.
Quem souber ouvi-los nas reuniões, dar asas à imaginação dessa geração, e entender melhor a função de cada cargo no mercado atual, tem grandes chances de construir uma equipe forte, criativa e destemida.

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