O processo seletivo e atração de candidatos, podem ser considerados uma arte.

É preciso técnica, um olhar cuidadoso, arrisca-se dizer até cirúrgico para a seleção dos que se candidatam às vagas anunciadas por uma empresa. 

Assim como a exigência para que o candidato tenha competências e habilidades necessárias para a vaga ofertada, é preciso estar atento ao fluxo inverso, ou seja, o compromisso do contratante em deixar claro o que se está propondo, que vaga é essa, e tudo enfim que puder ser esclarecido para assim evitar constrangimentos ou perca de tempo. É importante dizer que as dicas que serão apresentadas nesta matéria, são válidas também para o quadro de funcionários já consolidado e não somente para o momento da seleção de novos candidatos. Fortalecer sua equipe é imprescindível.

Para auxiliar no processo como um todo, o Blog Wall Jobs, traz as seguintes dicas:

1 – ATRAÇÃO:

Em primeiro lugar, para a atração, é preciso focar na Imagem da Empresa. Gerar leads nessa etapa, chamar candidatos por meio de uma publicidade sadia, é atrair os potenciais colaboradores através da imagem de uma empresa que oferece o que ele e sua experiência de mercado almejam. É assim que o colaborador em potencial virá, seguro de que estar com você é o que ele quer e precisa.

Em segundo lugar, vamos falar sobre segmento da empresa. Ou seja, deixar claro sobre qual é a identidade da empresa e o público alvo dela, o produto que é oferecido, o serviço etc, faz-se fundamental para que haja certeza na candidatura a uma vaga. O Local de trabalho da posição fala da relevância em deixar claro onde será o local de trabalho, é o que conduz pessoas a se candidatarem à uma vaga conscientes da distância que irão percorrer diariamente e a partir daí, fazerem o julgamento se vale ou não a pena encarar um novo desafio. Lembre-se de falar da percepção dos benefícios que a marca vai trazer, afinal, pessoas são movidas por resultados. Se ao oferecer seu conhecimento e habilidades as pessoas terão em troca um bom salário e benefícios, isso sem dúvida as motivará mais.

Divulgação adequada da vaga – mensagem e canais. Há inúmeros canais atualmente para a divulgação de vagas. Desde plataformas digitais como grupos de vagas no Facebook, plataformas de agentes integradores, como o Wall Jobs e outros, até meios como o LinkedIn – rede social criada com a finalidade de interação para o mercado de trabalho – essas são ferramentas poderosas de divulgação direcionada e inteligente. Use sem moderação!

Falemos também da clareza sobre a posição – desafios, oportunidades, perfil, etc. É importante deixar claro o que a vaga pede em relação às habilidades e competências, se há um plano de carreira com chances reais para o crescimento na corporação, bem como sobre que desafios o novo contratado deverá enfrentar.

Por fim, em relação a atração, uma excelente rede de contatos é o que faz a palavra Network ser tão utilizada nos dias atuais e veja, há uma razão para isso. Criar redes de contato, fazer parcerias, tudo isso agrega valor à marca e promove uma ideia e visão de fortaleza, de empresa segura e bem articulada.

2 – FATORES CHAVE DE SUCESSO NA ATRAÇÃO?

Sem dúvidas, a imagem da empresa no mercado está intrinsecamente ligada aos valores e à cultura da Organização, à credibilidade no mercado; ao ambiente de trabalho; ao zelo com os empregados, com a comunidade e a sociedade; à qualidade dos produtos ou serviços; também está ligada à modernização (tecnologia e processos); e à saúde financeira dessa empresa.

É também essencial a política de gestão de pessoas, que engloba os índices de engajamento; os plano de desenvolvimento, de sucessão, e a meritocracia.

3 – FATORES CHAVE DE SUCESSO – R&S:
É bastante simples, é preciso uma definição clara e precisa do perfil que as empresas buscam e uma definição clara de como se dará o processo de seleção.

Vamos pontuar na próxima matéria, Os Fatores Chave De Sucesso Na Atração de Candidatos – os 5Rs. Trata-se de uma ferramenta revolucionária que ajuda você, e sua empresa, a atrair, contratar e manter seus funcionários.

Fique atento!

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